Claustros do seminário maior de Viseu recebem Ceia Medieval

No encerrar das comemorações dos 900 anos do Foral de Viseu, os Claustros do Seminário Maior de Viseu estarão repletos de história e sabor no próximo dia 31 de outubro, quando receberem a Ceia Medieval, que se baseia numa recriação histórica.

Por Fernanda Almeida

A iniciativa municipal marca o aniversário do Rei D. Duarte, e encerrará as festividades que tiveram início em maio. Um dia especial, no qual Viseu assinala os 632 anos do nascimento do rei.

A Ceia Medieval começa às 19h30, no dia 31 de outubro e promete transportar os participantes de volta ao tempo da Regina Tarasia. Os organizadores prepararam uma introdução histórica à ementa e aos hábitos alimentares da época, que será conduzida pela historiadora portuguesa Maria Helena Cruz Coelho, especialista em Estudos Medievais. A iluminação à luz de velas em mesas corridas de barro e madeira criará o cenário perfeito para o “manjar real”.

O menu da noite incluirá pratos como Galinha Albardada, Vitela Assada, Enchidos, Queijos, Frutas e frutos secos, Vinhos Branco e Vermelho, Tigeladas de Leite, Pão de Ló e Marmelada. A Ceia será enriquecida com entretenimento, incluindo a presença do bobo e outras figuras típicas da Corte, além de um grupo de música medieval.

A participação na Ceia Medieval tem um custo de 40 euros por pessoa, com desconto de 50% para crianças entre 5 e 12 anos, que pagarão 20 euros. Devido à limitação de lugares, é necessário fazer uma reserva prévia até 27 de outubro, através do email cultura@cmviseu.pt.

Fernando Ruas, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, convida todos “a participar nesta Ceia Medieval, momento nobre das comemorações do nosso Foral.”

O evento promete ser um “momento nobre que evoca duas ilustres figuras que moldaram a história e a identidade de Viseu: Dona Teresa e Dom Duarte”, salienta o Presidente da Câmara Municipal de Viseu.

Com o apoio do Seminário Maior de Viseu e da Escola Profissional Mariana Seixas, esta iniciativa garante ser um momento memorável que une passado e presente, permitindo que os participantes vivenciem o esplendor da época medieval.

a