Parque da Cidade, em Viseu, requalificado para dar as boas-vindas à primavera

Município assinalou Dia da Árvore com plantação de carvalho-alvarinho. Carrossel que estava no Mercado 2 de Maio ganha uma nova casa

A primavera está a iniciar e o Município de Viseu requalificou o Parque Aquilino Ribeiro para dar as boas-vindas à nova estação do ano com um renovado parque urbano, para que a população possa utilizar o espaço com ainda mais segurança.

Neste âmbito, ontem, durante a manhã, o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, e o vereador do Ambiente, Pedro Ribeiro, assinalaram o Dia Mundial da Árvore com a plantação de mais uma planta de origem seminal do carvalho-alvarinho que caiu, naturalmente, em 2020. A plantação ocorreu junto ao tronco do carvalho existente no relvado, de forma a perpetuar o legado do carvalho centenário do Parque Aquilino Ribeiro.

Ao longo dos últimos meses, o Parque da Cidade tem vindo a sofrer várias intervenções de melhoramento e reabilitação, tendo em conta a importância desta área verde para a saúde e bem-estar de toda a comunidade.

O presidente da Câmara referiu que as intervenções tiveram em conta “um princípio de respeito por todas as pré-existências, construídas e vegetais, e implementaram benefícios significativos ao nível da conservação do relvado e da água e da recuperação, bem como do mobiliário urbano”.

A requalificação incluiu a reabilitação do lago, com reparação da sua tela e impermeabilização. Na sequência desta intervenção, procedeu-se à replantação das suas margens com plantas anfíbias, próprias deste habitat, que foram recolhidas no rio Pavia. 

Fruto deste trabalho de mimetizar a natureza, três patos bravos instalaram-se no Parque da Cidade e já nidificaram. Foi também colocada uma casa de madeira para os albergar. Além disso, na envolvente do lago foi transplantada uma camélia de grande porte, proveniente dos viveiros municipais.

O relvado do Parque da Cidade foi igualmente alvo de reabilitação, assim como deslocalizado o jardim de aromáticas e colocadas placas braile com identificação das seguintes espécies: alfazema (Lavandula angustifólia), alecrim (Rosmarinus officinalis), hortelã pimenta (Mentha piperita), loureiro (Laurus nobilis) e absinto (Arthemisia absintium).

Procedeu-se, ainda, à limpeza e pintura de todos os bancos e mobiliário urbano. Foi criada uma abertura em muro do Parque para um terreno municipal a poente, que o Município pretende reabilitar para aumentar esta área verde.

A requalificação incluiu também a recolocação do Carrossel, que anteriormente se encontrava no Mercado 2 de Maio, e a construção de uma envolvente florida na escultura natural do “Carvalho Centenário”.

“Por questões de sustentabilidade”, afirma também o vereador do Ambiente, Pedro Ribeiro, foram realizadas estas intervenções “neste precioso pulmão verde que é para usufruto de toda a comunidade viseense”. “Continuaremos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para renovar o Parque e, assim, contribuir para a manutenção e prosperidade da sua biodiversidade”, finaliza.

a