Andebol: Portugal fora do Europeu 2022
Portugal sonhava com o apuramento à próxima fase, mas foi travado pelos Países Baixos. A Seleção Nacional precisava de vencer com mais de dois golos de diferença, mas saiu derrotada por 32-31 e disse “adeus” ao sonho do Euro.
Por Tânia Chaves
Em Budapeste, num jogo a contar para a terceira jornada do Grupo B, Portugal estava obrigado a vencer a seleção dos Países Baixos. Após o desaire com a Hungria e a Islândia, a formação de Paulo Jorge Ferreira, precisava de vencer por mais de dois golos para seguir em frente, porém já perdia ao intervalo por 17-13.
Nos instantes finais, Gilberto Duarte deu a vantagem à Seleção Nacional, mas rapidamente foi excluído após uma decisão de polémica da equipa de arbitragem. Sluijters igualou o marcador ao fazer o 31-31, mas Diogo Branquinho viu o sonho português cair por terra após um remate que só parou no poste da baliza adversária. Nos últimos segundos, a seleção dos Países Baixos chegou ao 32-31 e carimbou a passagem à próxima fase.
Após o som da buzina, o pior cenário confirmou-se com a equipa das quinas a ser afastada da competição. Desta forma, Portugal despediu-se do Euro no 4º lugar com 0 pontos e falha um lugar no top 12, dois anos após ter conseguido o sexto lugar no Euro 2020.