Museu Yves Saint Laurent Paris: exposição temporária conta com a colaboração do Museu de Tecidos de Lyon

A exposição “Yves Saint Laurent: Behind the scenes of haute couture in Lyon” está em exibição no museu da casa de moda em Paris até dia 5 de dezembro de 2021. O talento e o mundo do designer são apresentados através da relação com as casas de tecidos mais eminentes de Lyon, uma colaboração criativa que durou mais de 40 anos.

Por Francisca Oliveira

A coleção encontra-se organizada em torno de sete empresas têxteis sediadas na cidade de Lyon e revela segredos da fabricação de tecidos, como veludo, crepe, musselina e tafetá. A exploração técnica de cada tecido proporciona um olhar intimista do processo criativo do designer. De acordo com Aurélie Samuel, co-curadora da exposição e diretora de coleções do Museu, “Explorar a relação entre o costureiro e esses fabricantes e fornecedores têxteis de Lyon deu-nos a oportunidade de ver o génio criativo de Yves Saint Laurent sob uma nova luz. Mostramos que os aspetos criativos e técnicos da alta-costura não são mutuamente exclusivos. Pelo contrário, estão claramente interligados; um reforça o outro. “A coleção conta com documentos e trinta conjuntos de alta-costura.

O primeiro Museu Yves Saint Laurent abriu as portas em Paris, a 3 de outubro de 2017, apenas três semanas depois da morte de Pierre Bergé, co-fundador da marca e companheiro do designer. Está localizado num hôtel particulier na 5 Avenue Marceau, onde o designer teve o seu estúdio durante mais de 30 anos. O mesmo edifício é também sede da Fundação Pierre Bergé – YSL.

O segundo museu, que se encontra em Marrocos, na cidade de Marrakesh, foi inaugurado a 19 de outubro de 2017, sendo o primeiro museu de moda em África. Depois de uma visita em 1966, Yves Saint Laurent ficou fascinado com a cidade, e decidiu comprar uma residência no país. De acordo com Pierre Bérge “Parece perfeitamente natural, 50 anos depois, construir um museu dedicado à sua obra, que foi tão inspirada por este país”. O decorador Jacques Grange e a designer Nathalie Crinière, ambos colaboradores da Fundação, construíram o museu de forma a recriar a atmosfera da casa de haute couture em Paris.

O museu em Paris e a exibição temporária pode ser visitada por 10 euros. Para mais informações sobre visitas: https://billetterie.museeyslparis.com/

a