Câmara da Mealhada aprova projeto de novo edifício municipal no valor de 5,7 milhões de euros

O Município da Mealhada aprovou, na sua última reunião, o lançamento a concurso do novo edifício municipal, uma obra avaliada em 5,7 milhões de euros e que terá um prazo de execução de 2 anos. O edifício da câmara já se encontra em construção e pretende criar melhores condições de trabalho para todos os funcionários da casa.

Por Mariana Loureiro

Em comunicado, o Município da Mealhada afirma que o prédio será construído no centro da cidade, num terreno lateral aos atuais Paços do Concelho, junto ao novo parque de estacionamento no qual a obra decorre. Assente numa filosofia de “open space”, que permite o bom desempenho e fluidez dos serviços municipais, o edifício terá quatro pisos.

O projeto surge no âmbito de uma procura de melhor capacidade de resposta ao munícipe, uma vez que o atual edifício não reúne as condições mínimas de segurança, apresentando fissuras e registado desabamentos parciais de zonas dos tetos nos gabinetes de trabalho. Pretende-se, assim, melhorar as condições de trabalho dos funcionários do Município, criar acessos para pessoas com mobilidade condicionada e concentrar num único espaço a maioria dos serviços municipais atualmente dispersos pela cidade.

Na reunião do Executivo, Nuno Canilho, vereador da Câmara Municipal da Mealhada, declara que “este edifício era amplo e moderno em 1895. Hoje, está a ruir, não tem condições nem garante os preceitos que a Câmara Municipal exige a privados. Sempre foi um projeto de acalorado debate e hoje, apresentamos um projeto sustentável e económico.”

Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, revela que “entre 2005 e 2009 tentou-se apresentar uma hipótese demasiado dispendiosa, com um valor superior a 12 milhões de euros e que o Município abandonou, até porque tínhamos dúvidas sobre a legalidade da adjudicação do projeto de execução. Daí a adjudicação de um novo projeto, mais económico e que, julgamos, servirá, durante muitos anos, o Município e os munícipes”.

No comunicado, o Município da Mealhada considera que este “novo edifício é absolutamente essencial para promover uma maior eficiência e eficácia dos serviços” e para melhor “servir a população e os trabalhadores da casa”.

a