Judocas portuguesas sem medalhas no Masters Doha
O World Masters Doha 2021, competição internacional de judo, chegou ao fim sem a presença de nenhum judoca português no pódio. O torneio que decorreu entre o dia 11 de janeiro e o dia 13 de janeiro, contou com a presença dos 36 atletas mais bem classificados de cada categoria, entre eles sete portugueses.
Por André Reis
Jorge Fonseca, atual campeão do mundo na categoria de 100kg, competiu só no último dia e ficou em quinto lugar, sendo eliminado pelo atual n.º1 do ranking mundial, Peter Paltchik. Rochele Nunes (+78Kg), atleta do Benfica, foi a outra atleta portuguesa que foi a combate, tendo sido derrotada no primeiro combate que realizou.
Os cinco atletas portugueses que participaram, nos dias anteriores, não foram além do quinto lugar. Bárbara Timo e Anri Egutidze estiveram em prova e foram ambos eliminados. Anri Eguridze que compete na categoria -81Kg, conseguiu vencer o primeiro combate ao catari Khalil Rebahi, por ‘ippon´ e após vários castigos ao adversário, mas acabou por perder aos pés do judoca holandês Frank de Wit (7.º no ranking.). Já Bárbara Timo (13.º) não conseguiu passar do primeiro combate, com uma derrota frente à coreana Seongyeon Kim (28.ª).
Telma Monteiro (-57Kg) e Catarina Costa (-48Kg) que competiram, na segunda-feira, a par com Jorge Fonseca, foram as melhores participações portuguesas no Masters Doha com a conquista do quinto lugar nas suas categorias. Nesse mesmo dia, Joana Ramos (-52Kg) foi derrotada no segundo combate.
De referir, que o World Masters Doha tem uma grande importância, no que diz respeito, à atribuição de pontos no ranking mundial de classificação para os Jogos Olímpicos Tóquio 2021, onde irão estar presentes os 18 judocas melhor classificados nas suas categorias.