Angela Merkel, a “Frau de ferro” que a Time caraterizou como “líder do mundo livre”

Mulher, governante e política alemã, austera para uns e líder moral para outros, Angela Merkel, considerada por muitos como uma das mulheres mais poderosas da Europa e do mundo.

Por Beatriz Gomes

Nascida a 17 de julho de 1954, em Hamburgo, na República Federal da Alemanha, Angela Dorothea Kasner, é filha do pastor luterano Horst Kasner e da professora de inglês e latim Herlind Jentzsch. É a mais velha de três irmãos, e estudou física na Universidade de Leipzig, onde conheceu o primeiro marido, Ulrich Merkel, de quem herdou o apelido que usa até hoje. Em 1981, um ano antes do divórcio do primeiro casamento, conheceu e casou com o professor de química Joachim Sauer. Merkel e Sauer não têm filhos em comum.

Com a queda do muro de Berlim, em 1989, e a reunificação da Alemanha, Angela Merkel tornou-se uma referência, e começou a seu percurso político num país e num mundo em reviravolta. No dia 22 de novembro de 2005, Merkel venceu as eleições com 397 votos dos 611 do parlamento, tornando-se, assim, a primeira mulher na chefia do governo da Alemanha e a primeira personalidade política oriunda da Alemanha do Leste.

Merkel comanda como chanceler alemã, desde 2005, a quarta maior economia do planeta e a maior da Europa. A líder democrata-cristã já foi apelidada de Dama-de-Ferro, czarina e Hitler, e nem sempre o povo alemão a vê com bons olhos, dadas as suas medidas políticas tão decididas. A imagem interna e externa de Angela Merkel pode ser caraterizada como conflituante, dado todo o percurso de altos e baixos.

Se na crise europeia a chanceler viu a sua popularidade internacional prejudicada para agradar à opinião pública alemã, a crise dos refugiados mudou tudo. Em 2015 a revista Time elegeu Merkel como Personalidade do Ano, chamando-lhe a “Chanceler do mundo livre”, a CNN apelidou-a da “líder moral do Ocidente”, depois de ter decidido abrir as fronteiras a cerca de um milhão de refugiados sírios. A revista americana Forbes nomeou Angela Merkel como sendo a mulher mais poderosa do mundo três vezes.

Em 26 de março de 2014, Merkel tornou-se a chefe do governo com mais tempo na União Europeia e atualmente é a líder sénior do grupo dos países mais industrializados do mundo. Em outubro de 2018, Merkel anunciou que não ia voltar a concorrer nas eleições como líder de seu partido e como chanceler do país em 2021, após 16 anos no poder.

a