Mangualde em Quarto Crescente encontrou-se com as artes

A cidade de Mangualde, recebeu a 7ª edição do “Em Quarto Crescente: noites de encontro com as artes”.

Por Ana Margarida Rodrigues

Este ano a iniciativa da Câmara Municipal em colaboração com a Biblioteca Municipal surpreendeu os mangualdenses ao prolongar o evento em mais três dias na freguesia de Quintela de Azurara com o título de “Itinerâncias da Lua”.

Estas noites de verão foram preenchidas por leituras, teatro, música, comédia que trazem à cidade cultura sob a luz atenta da lua num formato de concerto-café.

Cada noite ficou marcada por um tema tendo a primeira sido “Cabo da Boa Esperança” com atuação de Aldara Bizarro que abriu a noite com uma dança com o título “A Volta” na mesma noite o grupo Galo Cant’Às Duas encheu o Largo Dr. Couto com muita música.

A segunda noite com o tema “Tóquio” desenrolou-se com a peça “Kusama e Warhol: o maior roupa da pop” projeto D. Mona e com o concerto em tributo aos Queen da Orquestra POEMa composta por vários alunos do agrupamento de escolas de Mangualde em parceria com o Conservatório Regional de Música de Viseu “Dr. José Azeredo Perdigão”.  “Roma” foi o tema da terceira noite que iluminou os mangualdenses com o grupo “Mimos” trazendo muita música e alegria à noite. A Tuna Convívio de Santiago encerrou a noite com música que fez todos os que assistiam cantar aquecendo a noite.

O Largo Dr. Couto viajou na última noite até à “Califórnia” na voz de Sean Riley e na voz de Aldo Lima que com o seu bom humor fez o largo principal da cidade encher-se de gargalhadas.

Terminado os quatro dias na cidade de Mangualde com um fogo de artíficio, o “Em Quarto Crescente” viajou até à freguesia de Quintela de Azurara sob o nome de “Itinerâncias da Lua” presenteando os seus habitantes com mais três noites de música e gargalhadas.

Com o espetáculo musical de Surma e as histórias de Jorge Seragim, a noite de “Antuérpia” foi a estreia de Quintela de Azurara nestas noites sob o luar. A capital de Portugal também foi homenageada na segunda noite com as vozes de Luís Travassos, Dina Pinto e a surpresa da noite, Mafalda Arnaulth que se junto à dupla para dar voz a músicas tradicionais e a fados tão típicos da cidade de Lisboa.

Encerrando esta 7ª edição das noites “Em Quarto Crescente” e das “Itinerâncias da Lua” ficou a voz de Sebastião Antunes deixando todos os presentes “Entre Luas” e com curiosidade para voltarem para a próxima edição a realizar-se em 2020.

A Biblioteca Municipal e a Câmara de Mangualde deixam a promessa de no próximo ano invadir as noites da cidade com a cultura e as artes.

 

 

a