Novo presidente da Junta da Torreira assume-se com “coragem para mudar”
Por: Cristiana Esteves
André Pinho, residente da Praia da Torreira, atualmente presidente da Junta de Freguesia local, eleito pelo Partido Socialista (PS), promete uma gestão baseada no rigor, dedicação e proximidade.
Ao ser questionado sobre a primeira sensação ao assumir o cargo, o novo presidente refere que sente um “misto de enorme responsabilidade, total disponibilidade e absoluta dedicação”. Expressou a sua gratidão pelo povo da Torreira, com quem se sente em dívida e a quem se dedicará com “afinco e todas as suas forças”.
O presidente da Junta refere que sempre esteve disponível para ouvir as pessoas e esteve pró-ativo na reivindicação de soluções para as necessidades da população . O entrevistado também declara que o fator que o diferenciou dos outros candidatos foi o de ter “sempre falado a verdade, tratado todos por igual e não ter transigido nem um milímetro na defesa da Torreira”. Esta atitude permitiu às pessoas terem a “coragem para mudar”, lema da campanha vitoriosa.
André Pinho diz que “a campanha já terminou e agora não há estes ou aqueles”, o compromisso é de total disponibilidade para ouvir, apreciar sugestões e tratar todos de igual forma.
A postura da Junta face à Câmara Municipal da Murtosa será de “total abertura, respeito e diálogo”, segundo André Pinho, que promete lançar pontes para a resolução dos problemas.
Relativamente aos recursos, o presidente relata que a prioridade imediata é a preparação do orçamento, revendo com a Câmara a delegação de competências, tarefas e valores. André Pinho diz que o mote é o “rigor, ação, fiscalização, cuidados de manutenção e poupança”
Como pescador, o novo presidente da Junta demostra uma sensibilidade especial para as questões ambientais. O seu projeto passa pela requalificação de jardins e espaços verdes, com vista à poupança de água, maior arborização e requalificação do cemitério para resgatar a memória da terra.
O autarca diz que “a Torreira foi muito abandonada nos últimos anos, perdeu atividades e caiu no esquecimento”. O presidente também refere que há que unir esforços, mobilizando um plano de desenvolvimento sustentado que defenda o seu “ganha-pão”.
Na área social, o futuro passa pelo reforço do apoio à Escola Básica Integrada da Torreira e da colaboração com a Asfita, Associação Filantrópica da Torreira, junto dos idosos e, em breve, da creche.
O autarca refere que o objetivo é adotar uma política de proximidade, responsabilidade social e resolução de situações que melhorem a vida dos habitantes da Praia da Torreira.
