Banda Filarmónica de Ribafeita celebra 141 anos de história e dedicação à música
Por: Micael Cunha Foto: Banda Filarmónica de Ribafeita
A Banda Filarmónica de Ribafeita celebrou no dia 18 de outubro 141 anos de história. Fundada em 1884, a instituição mantém-se ativa graças à dedicação de todos os músicos de várias gerações que nela têm participado, dando continuidade a uma das mais antigas bandas filarmónicas do concelho de Viseu.
Segundo Carlos Cardoso, secretário da direção, a longevidade da banda deve-se “ao empenho dos próprios músicos, que se dedicam e oferecem-se para às sucessivas direções.” Apesar das dificuldades, como o roubo à sede da Banda Filarmónica em que “foram roubados entre 14 e 19 instrumentos” e também a fase complicada da pandemia de Covid-19, o grupo conseguiu ultrapassar os obstáculos com muito esforço e união de todos.
A Banda Filarmónica de Ribafeita conta com duas escolas de música, uma situada no Campo e outra em Ribafeita, ambas no concelho Viseu. As escolas de música têm sido essenciais na formação de novos músicos e no reforço de diferentes naipes, grupos de instrumentos. “A escola de música é o fator primordial de uma Banda Filarmónica, pois é lá que tudo começa. Se não funcionar, deixamos de formar músicos e a banda pode mesmo deixar de funcionar”, refere o secretário da direção.
A população de Ribafeita demonstra grande orgulho pela banda. “Os ribafeitenses devem ter orgulho na existência da nossa filarmónica”, afirma Carlos Cardoso, lembrando que esta “leva o nome de Ribafeita a vários pontos do país”. Com mais de 40 elementos, continua a desempenhar um papel importante na cultura da freguesia.
A comemoração dos 141 anos exigiu semanas de preparação e um planeamento rigoroso para que corresse da melhor forma, o secretário da direção destacou o espírito de entreajuda e o amor pela música como a base do sucesso da filarmónica.
