Portugal produz o primeiro de 22 novos comboios

O primeiro dos 22 novos comboios produzidos em Portugal tem o fim dos testes de homologação previstos para 2026, dando início à sua entrada em serviço nas linhas regionais.

Por: Iara Pires e Margarida Teles

Após décadas sem produção ferroviária nacional, Portugal recomeçou a sua produção com a ajuda de programas de financiamento europeu e com a intenção de renovar a frota da CP- Comboios de Portugal. Para além da modernização das infraestruturas, o projeto pretende recuperar a capacidade produtiva interna e reduzir a dependência nacional no mercado externo.

A produção incluiu 22 novos comboios, com carruagens de primeira e segunda classe, uma carruagem-bar vocacionada para viagens de média distância, 12 unidades automotoras que podem operar tanto com fração elétrica como a diesel (bimodo). Os comboios têm uma característica em comum presente noutros sistemas ferroviários mais modernos, com a tecnologia push-pull, o que melhora a eficiência e o tempo. A encomenda foi feita em 2020 e foi avaliada em 158 milhões de euros.

Esta inovação tem um impacto positivo no setor, abrangendo novos engenheiros e técnicos de todas as áreas ferroviárias. Diversas empresas portuguesas participaram no fornecimento deste projeto, em componentes estruturais, interiores e de sistemas de segurança.

Do ponto de vista estratégico, Portugal pode ser visto como um produtor relevante no mercado europeu de material circulante levando a uma possível exportação futura.

Está previsto que, após os testes em linha, os processos de certificação e todas as etapas obrigatórias, o comboio possa circular pelo país ainda nesta década.

Imagem de Dmitriy por Pixabay

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