Alternativas saudáveis para refeições natalícias
Realizou-se no dia 3 de Dezembro o evento “Show Cooking Natalício”, organizado pela Clínica Médica Jorge Silva, em Viseu. A loja Fnac do Palácio do Gelo Shopping foi o local escolhido para a iniciativa, na qual a nutricionista, Vanessa Silveira, apresentou três receitas natalícias saudáveis e equilibradas sem perder o sabor adocicado.
Vanessa Silveira falou sobre o principal propósito desta iniciativa, referindo o objetivo de quebrar um pouco o estigma da alimentação no Natal, sugerindo e apresentando alternativas saudáveis para receitas tradicionalmente natalícias.
“O objetivo é mostrar às pessoas que é possível cozinhar e fazer receitas bastante mais saudáveis do que normalmente vêm”, explicou. “No Natal há sempre aquele ponto de interrogação em relação ao que comer, e procurei trazer aquelas receitas um bocadinho diferentes daquilo que tradicionalmente são utilizadas para termos menos calorias e menos açúcares, menos do que é menos bom e mais do que é melhor para realmente ser mais saudável, a ideia é mesmo essa”, acrescentou a nutricionista.
Bolo-rei, broinhas de Natal e rabanadas foram as receitas escolhidas e utilizadas para esta demonstração culinária. O açúcar ficou de fora de todo o processo e foi substituído por várias dicas, desde cozer-se a vapor a batata-doce, até utilizar o azeite em detrimento da manteiga, passado pelo uso de bagas de goji, um antioxidante importante na alimentação. “Estas receitas são tradicionais e que toda a gente conhece mas saudáveis”, sublinhou Vanessa Silveira.
Foram ainda expostas e comparadas as diferenças existentes entre as versões tradicionais e saudáveis, o que demonstrou uma discrepância enorme. Calorias e hidratos de carbono foram reduzidos para metade, ao mesmo tempo que a fibra e a proteína foram aumentadas na versão saudável.
A nutricionista relembrou ainda que o Natal é apenas uma ocasião excecional e que se deve retomar logo de seguida os cuidados com a saúde que todos devem ter. “O conselho número um que posso dar é que o natal é o jantar de 24, e o almoço de 25, ou seja tentar analisar o que se comeu no dia anterior para cortar mais no que se vai comer a seguir, de forma a compensar e equilibrar as refeições. Depois, claro, o exercício físico que é fundamental, principalmente depois desta data”, rematou.
Este tipo de eventos e demonstrações são frequentes na cidade de Viseu, em escolas e empresas, sendo uma iniciativa da JS Clínica Médica, que tem como princípio divulgar dicas de refeições práticas e eficientes para funcionários e alunos com horários fixos e estreitos, sempre tendo em vista a alimentação saudável.
Texto: Gonçalo Quinteiro
Imagens: Maria Inês Gonçalves