Proibir os telemóveis nas escolas está fora de questão, assim decidiu o Parlamento

O pontapé de saída foi dado pelo Bloco de Esquerda (BE), mas o PSD, a Iniciativa Liberal (IL), o CDS-PP e o Chega não permitiram que a medida vingasse. O PAN e o Livre votaram a favor e o PS e o PCP abstiveram-se. Assim sendo, a proibição dos telemóveis nas escolas está reprovada.

Por: Rafaela Campos

A medida lançada pelo BE visava a alteração do estatuto do aluno e a proibição do uso de telemóveis no 1º e 2º ciclos.

Para além desta proposta, também a do PAN foi rejeitada. O partido propunha a criação de “zonas livres de equipamentos tecnológicos” e de um “plano de boa convivência na comunidade educativa”, pelo bem da saúde dos alunos.

O diploma mereceu os votos contra do PSD, CDS-PP e Chega, a abstenção do PCP, PS e Iniciativa Liberal, tendo apenas o BE, Livre e PAN votado a favor.

Durante o debate das propostas, na passada quinta-feira, todos os partidos chegaram ao consenso de que a redução do tempo passado em frente aos ecrãs é urgente, para evitar os riscos associados à sua utilização. Quanto a consenso, os partidos não concordam com a retirada dos telemóveis dos recreios, e deixam a responsabilidade para as escolas, que, para estes, devem ser as entidades definidoras desta medida.

Apesar da não aprovação da medida, a proposta do BE não era descabida para todos, existia uma petição com mais de 23 mil subscritores, lançada no ano passado, que defendia que para além de tirar o telemóvel aos alunos nas aulas, o recreio também devia ser englobado.