Salário mínimo vai aumentar para 820 euros em 2024

O governo chegou a acordo e o salário mínimo em 2024, vai mesmo subir para os 820 euros, mais 60 euros em relação ao salário mínimo atual, que está nos 760 euros. Os escalões serão ainda revistos, mas ainda não foram revelados os detalhes do acordo.

Por Ana Miguel

Juntamente com o governo, os parceiros sociais concordaram com a subida das renumerações no privado de 5%, só a CIP (Confederação Empresarial de Portugal) e a CGTP (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses) não assinaram o acordo, que incluíam também as alterações no IRS.

  Em contrapartida, as confederações patronais já tinham pensado a cerca dos aumentos salariais acima do previsto, mas só se o governo reduzisse os impostos para as empresas. Já que os regimes de capitalização das empresas vão ser reforçados juntamente com os investimentos, o referencial de valorização de salários subiu para 5%, afirma João Vieira Lopes, presidente da Confederação do Comércio e Serviços, em entrevista ao Jornal de Negócios. Já que os regimes de capitalização das empresas vão ser reforçados juntamente com os investimentos, o referencial de valorização de salários subiu para 5%.

 O primeiro-ministro, António Costa adiantou na entrevista à CNN, que esta atualização do salário mínimo nacional, pode ultrapassar os 810 euros. Este valor traz também uma subida de 7,9%, em termos nominais o que está acima da perspetiva da inflação para este ano. Em relação aos IRS Jovem, passa a 100% no primeiro ano, 75% no segundo, 50% no terceiro e 25% no quinto ano. O valor final da subida do salário mínimo nacional no próximo ano, pode ficar decidido nos próximos dias, depois das reuniões com patrões e sindicatos, em concertação social.

a