Perfil. Barack Obama, o homem por detrás da política

Após uma vida dura, Barack Obama chegou à presidência dos Estados Unidos da América como o primeiro afro-americano no poder. Um mandato que durou oito anos e que conquistou o coração de muitos americanos. O Homem comunitário que revolucionou a política.

Por Mafalda Madeira

Barack Hussein Obama, advogado e político norte-americano, serviu como presidente dos Estados Unidos de 2009 a 2017, tendo sido o 44.º presidente do país e o primeiro afro-americano a subir ao poder.

Nasceu em Honolulu, no Havai a 4 de agosto de 1961 e desde cedo foram-lhe incutidos princípios e valores humanitários. Filho de mãe solteira, Obama teve uma educação de classe média e cresceu numa família forte, onde o trabalho duro fazia parte do dia a dia. Ao longo da sua vida sofreu preconceito devido aos padrões impostos pela sociedade, mas nunca deixou de lutar para chegar longe.

Após dois anos no Occidental College, em Los Angeles, estudou ciências políticas e relações internacionais na Columbia University. Em 1983, após concluir a licenciatura, mudou-se para Nova York onde dedicou o seu tempo a trabalhos em prol do bem comunitário. Foi para a Harvard Law School, onde iniciou o seu caminho na política, como o primeiro presidente afro-americano da Harvard Law Review, uma instituição gerida por estudantes com o objetivo de publicar uma revista de estudos jurídicos.

Em 1992, casou com Michelle Robinson, também advogada e licenciada em Harvard. Juntos constituíram família e criaram as suas filhas, Malia e Sasha. Barack manteve sempre envolvimento no meio político, e, em 2008, foi finalmente eleito como presidente dos Estados Unidos, cargo que se revelou desafiante devido à crescente divisão do país que se instalava na altura.

Obama enfrentou um colapso económico, guerras no Iraque e no Afeganistão e a constante ameaça de atentados terroristas. Como presidente, tinha o objetivo de tornar a América um país melhor, por isso, no seu primeiro ano de mandato, assinou projetos destinados ao estímulo económico, aos cuidados de saúde, tornando-os mais acessíveis para os cidadãos, à reforma das instituições financeiras do país, entre outros.

Barack Obama lutou pelo cidadão e pelos seus direitos. Lutou pelo pagamento justo às mulheres, por uma reforma financeira, por melhores condições de vida para os americanos e por tornar a América um país sem discriminação racial. Em 2009, tornou-se o 4.º presidente a receber um Prémio Nobel da Paz.

Foi novamente reeleito presidente, em 2012, tendo promovido medidas relacionadas com o controlo de armas, a igualdade LGBT, a energia e o meio ambiente. Segundo a Casa Branca, no último ano do seu segundo mandato, Obama mencionou os dois eventos que mais o emocionaram ao longo do percurso: o 50.º aniversário da marcha pelos direitos civis de Selma a Montgomery e a inauguração do Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana.

Em 2017, Obama concluiu o seu mandato como presidente, porém mantém o envolvimento na política até aos dias de hoje, sendo agora o seu principal foco, a família.