Porto sofre, mas alcança liderança isolada

O Porto aproveitou o deslize do Sporting nos Açores e termina a primeira volta da Liga como líder isolado. Os dragões chegaram ao intervalo a perder 2-0, mas conseguiram a reviravolta no segundo tempo.

Por Inês Lamego e Rafael Fernandes

O Porto venceu (2-3) na deslocação ao Estádio António Coimbra da Mota. A equipa orientada por Sérgio Conceição começou a partida com o domínio do jogo, mas foi o Estoril que conseguiu criar mais perigo.

À passagem do minuto 32, Chiquinho adiantou a formação da casa. No entanto, o golo acabaria por ser anulado por posição irregular do avançado. O Estoril insistiu e numa jogada bem construída inaugurou o marcador aos 38 minutos. Arthur Gomes rematou e beneficiou de um ressalto em Mbemba.

Os canarinhos não ficaram por aqui e perto do intervalo aumentou a contagem. Wendell cometeu uma infração dentro de área o que garantiu uma grande penalidade para o Estoril. Na cobrança, André Franco não perdoou.

O Porto não baixou os braços e entrou com tudo na segunda parte. Logo aos 49 minutos, Taremi reduziu o marcador. Apesar da insistência dos azuis e brancos foi o Estoril que voltou a introduzir a bola dentro da baliza. Com 15 minutos da segunda parte decorridos, Rui Fonte cabeceou com selo de golo. Contudo, o lance seria invalidado por falta de Gamboa sobre Evanilson.

Foi já com Fábio Vieira, Toni Marínez, Pêpe e Francisco Conceição em campo que o Porto fez o forcing final na busca pela reviravolta. Luís Díaz, ao minuto 84, fez o que mais sabe e empatou o jogo após um remate rasteiro dentro da área. Cinco minutos depois chegou o 2-3. Francisco Conceição vestiu a capa de herói e num remate potente não deu hipóteses a Thiago Rodrigues.

O Porto termina a primeira volta do campeonato na liderança isolada. Os dragões foram a única equipa sem derrotas nas primeiras 17 jornadas.

a