Fundação José Saramago vence o Prémio Eduardo Lourenço

A Fundação José Saramago foi a vencedora da 17ª edição do Prémio Eduardo Lourenço, atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos.

Por João Gomes

Nas vésperas do centenário do nascimento de José Saramago, Prémio Nobel da Literatura em 1998, o Centro de Estudos Ibéricos (CEI) atribuiu o Prémio Eduardo Lourenço à Fundação José Saramago. Este galardão, nomeado em honra de Eduardo Lourenço, ensaísta português, destina-se a personalidades ou instituições que se tenham destacado no âmbito da cultura, cidadania e cooperações ibéricas.

Criado a partir de um desafio lançado pelo próprio Lourenço em 1999, o CEI é resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal da Guarda e as Universidades de Coimbra e de Salamanca, juntando-se mais tarde o Instituto Politécnico da Guarda. O júri, constituído por várias personalidades do meio académico português e espanhol, destacou o “importante trabalho” da Fundação, no que toca à aproximação das duas nações vizinhas pela promoção da cultura, da defesa dos Direitos Humanos e a defesa do meio ambiente.

Fundada em 2007 pelo próprio Saramago, a fundação é presidida por Pilar del Río, e tem a sua sede em Lisboa, na Casa dos Bicos, sendo possível visitar uma exposição permanente dedicada à vida e obra do único Nobel da Literatura português. A fundação também possui uma delegação em Azinhaga, terra natal do escritor.

Foram premiados no passado com este galardão várias personalidades ligadas à cultura, como os escritores Mia Couto e Luís Sepúlveda.