Lucros da GALP atingem os 161 milhões de euros
Comparativamente com o mesmo período do ano passado, a Galp obteve mais 23 milhões de euros, num total de 161 milhões.
Por Rodrigo Rodrigues
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) recebeu os resultados do terceiro trimestre e dos primeiros nove meses do ano e a Galp é uma das empresas com mais destaque pelos seus lucros. O saldo é também muito positivo olhando para o conjunto dos primeiros nove meses de 2021, onde a Galp Energia arrecadou lucros de cerca de 327 milhões.
A subida que a Galp conseguiu de janeiro a setembro do presente ano é especialmente importante, tendo em conta os prejuízos de 45 milhões de euros que a empresa sofreu nos primeiros nove meses de 2020. Relativamente ao terceiro trimestre, a dívida líquida Galp diminuiu 3% quando comparada ao período homólogo.
Nas vendas de produtos petrolíferos, a empresa indica nos dados que divulgou que atingiu cerca de 1,8 de toneladas. O valor representa um aumento que chega aos 15%, em comparação ao terceiro trimestre de 2020, dizendo que reflete “a recuperação económica na Península Ibérica”. O preço do petróleo tem chegado a novos máximos dos últimos anos, devido à corrente crise energética, que dá boleia ao aumento da quantidade de produtos petrolíferos vendidos, garantindo suporte para tão grandes lucros.
Entre junho e setembro, a Galp viu os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) a rondar os 619 milhões de euros, um aumento de cerca de 200 milhões relativamente a período homólogo.