Município de Viseu atribui medalha de ouro a Almeida Henriques

A Câmara de Viseu de forma unanime, aprovou esta quinta-feira, 15 de abril, a atribuição da Medalha Municipal de Ouro, a título póstumo ao antigo presidente da autarquia, António Almeida Henriques.

Por Luciana Soares

No passado dia 4 de abril anunciava o Hospital São Teotónio o falecimento de Almeida Henrique até à data autarca de Viseu. Conceição Azevedo atual presidente da Câmara Municipal de Viseu afirma que esta é uma homenagem a um “homem que liderou o projeto político mais impactante do interior do país” e que a assembleia Municipal pondera preceder à “atribuição do ‘Viriato de Ouro’”

Em comunicado a autarca acrescenta que, com Almeida Henriques, “Viseu afirmou-se como a cidade portuguesa com mais qualidade de vida, um trabalho do qual – dizia sempre – também queria usufruir, porque era em Viseu que queria continuar a viver, o concelho do seu coração, do qual com tanto carinho e orgulho falava” e deixa claro que o PSD “o seu partido de sempre já o tinha indicado como candidato a um próximo mandato à frente dos destinos do Município de Viseu, com o objetivo claro de concluir o seu sonho, a sua visão”, escreve Conceição Azevedo na proposta de atribuição da Medalha de Ouro Municipal.

O executivo recorda ainda a vida politica ativa de Almeida Henriques, que “2011 e 2013 exerceu as funções de Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional do XIX Governo Constitucional, tendo-se destacado no lançamento de programas de política pública, na reprogramação estratégica e no avanço da execução do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), e na aprovação e implementação do pacote de medidas de apoio às famílias endividadas e de disciplina de práticas bancárias abusivas”. Uma dimensão que justifica plenamente o “reconhecimento dos serviços de excecional relevância prestados ao Concelho de Viseu”, tendo em consideração o disposto no artigo 3º. do Regulamento dos Galardões Municipais.

Também o presidente da República foi mencionado depois de ter descrito António Almeida Henriques como um “Homem Bom” que “dedicou a sua vida a Viseu e a Portugal, como autarca, como deputado nacional, como Membro do Governo” um político que “deixa obra e deixa saudades”. E não esquece que o autarca fez “o que é raríssimo em Portugal” tendo largado “um lugar no governo de Portugal com o único intuito de se candidatar à Presidência da Câmara Municipal da sua terra, o concelho que amava”.

Paralelamente, o voto de pesar também foi aprovado e recorda que, entre os muitos feitos, distinções e conquistas alcançadas, um dos sonhos que António Almeida Henriques “acalentava com mais carinho, era a transformação de Viseu numa Cidade Inteligente”.

Conceição Azevedo revela que o Município de Viseu irá ponderar “a seu tempo” a atribuição do nome de António Almeida Henriques a uma rua da cidade, assim como a um edifício que represente “realmente a abrangência do sonho que sonhou para Viseu”.

“A única coisa que podemos fazer, a melhor homenagem que lhe podemos prestar, é honrar os compromissos assumidos pelo nosso Presidente e concretizar a sua visão. Não consigo imaginar outro futuro para Viseu”, termina a autarca.

a