Filmes do Centro de Portugal distinguidos em Cannes
Dois filmes promocionais do Turismo Centro de Portugal(TCP) foram distinguidos na 11.ª edição dos Cannes Corporate Media & TV Awards, um dos mais importantes festivais internacionais de filmes promocionais, que decorreu de forma virtual na cidade francesa.
Por Marta Fernandes
Os filmes “A Vida é Agora” e “Chegou o Tempo” obtiveram a honra de integrar a lista de 14 finalistas na categoria “Filmes de Turismo”.
Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro de Portugal, sublinha que “estas distinções, num festival tão emblemático como é o de Cannes, têm um significado muito especial para o Turismo Centro de Portugal. Os dois filmes finalistas foram realizados em plena primeira fase da pandemia e na sua base está uma mensagem de esperança em dias melhores: a esperança de que o pesadelo que estamos a viver vai passar e que o Centro de Portugal está preparado para receber os visitantes de braços abertos”.
O filme “Chegou o Tempo” surgiu de uma campanha lançada pelo TCP em maio de 2020, com objetivo de mostrar aos portugueses que o Centro de Portugal é o destino mais indicado para ultrapassar o período pandémico: um destino mais seguro, mais autêntico, mais pessoal e mais sustentável. Antes desta distinção, “Chegou o Tempo” já havia conquistado um Silver Award no 11.º Festival Internacional de Filmes de Turismo de Amorgos, Grécia, e um segundo lugar no Festival Terres, em Espanha.
“A Vida é Agora”, criado em plena pandemia, é um sinal de esperança e renascimento. O filme foi apresentado no início do verão e venceu outros prémios importantes. Na competição nacional do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, em Viseu, conquistou não só o Grande Prémio, como também o 1.º lugar na categoria Responsabilidade Social e o 1.º lugar na categoria “Destinos – Regiões”. Venceu ainda o 2.º lugar na categoria “Destinos – Regiões” na competição internacional. Foi contemplado ainda com o 1.º lugar na categoria “Destinos Turísticos – Região”, no 13.º Festival Internacional de Filmes de Turismo “TourFilm Riga”, Letónia. Por último, arrecadou o prémio “White Acacia” no SILAFEST – 12.º Festival Internacional de Filmes de Turismo e Ecologia, Sérvia.