CIM Viseu Dão Lafões promove o 2º Workshop de Trabalho em Rede do Projeto AccessTUR

Na passada terça-feira, 30 de novembro, a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, promoveu o 2º Workshop de trabalho em rede no âmbito do Projeto AccessTur.  

Por Tânia Chaves

O evento de continuidade do trabalho de qualificação da oferta turística, desenvolvido pela CIM Viseu Dão Lafões, decorreu no Auditório Municipal de Santa Comba Dão e teve como objetivo partilhar, com os diferentes interlocutores do setor, as atividades desenvolvidas no âmbito do referido projeto.  

O Workshop deu particular atenção à comunicação a estabelecer com turistas com necessidades especiais, através da entrega formal de “KITS Multiformato”, bem como, do “Pack Ensino”, aos membros dos executivos 14 municípios de Viseu Dão Lafões presentes na sessão. 

Assim, o kit de informação multiformato, entregue a cada um dos municípios, é constituído por material de promoção turística personalizada em Língua Gestual Portuguesa, Escrita Simples e em Braille; uma peça em relevo 2D ou 2D1/2 e um MP3 com audiodescrição de uma imagem ou vídeo promocional do respetivo município.

Através da abordagem comunicativa no multiformato é possível que a informação turística dos municípios seja apresentada de diversas formas, através de diferentes meios complementares: escrita simples para uma leitura fácil, impressão ampliada e com alto contraste, impressão em braille, imagens em relevo bidimensional, informação áudio para pessoas que não conseguem ver e informação em Língua Gestual Portuguesa para pessoas surdas. 

Por sua vez, o pack ensino, desenvolvido para as escolas dos municípios, inclui várias ferramentas para a sensibilização sobre o tema da inclusão social e para a desmistificação dos preconceitos e estereótipos sobre as pessoas com deficiência ou necessidades especiais, permitindo às crianças tornarem-se autênticos “guardiões da inclusão”.

É de salientar que o AcessTUR é um projeto de promoção do turismo acessível e da inclusão social, promovido pela “Accessible Portugal”, com o apoio do Turismo do Centro e da CIM Viseu Dão Lafões. O projeto tem como objetivos:  qualificar a oferta e a procura turística, desmistificar preconceitos e estereótipos sobre as pessoas com deficiência ou algum tipo de característica diferenciadora e desenvolver o potencial turístico da região Centro.  

a