Abertura do Mercado de Natal e atividades natalícias invadem Viseu este final de semana
Esta sexta-feira, os viseenses poderão usufruir de uma programação cultural extensa do “VISEU NATAL” e visitar o Mercado de Natal, que abrirá portas pelas 18 horas. Em exposição estará uma oferta recheada de produtos e artigos da época, “que farão as delícias de miúdos e graúdos”.
Por João Nogueira
Este ano, o Mercado de Natal contará com 15 casinhas de madeira tradicionais, presentes no Rossio e 9 lojas devolutas na Rua Direita que reforçaram junto do comércio local e tradicional a oferta da época natalícia. Entre doces tradicionais, enchidos, frutos secos e até o artesanato, serão vários os “cabazes” disponíveis no mercado disperso pelo Centro Histórico de Viseu.
No âmbito do “VISEU NATAL”, a cidade jardim estará preenchida por eventos culturais este fim de semana. Esta sexta-feira, dia 3, o grupo Moustache Brass Band andará pelas ruas da cidade, a partir das 18 horas e das 20H30, a animar o passeio e as compras de viseenses e visitantes. No sábado, dia 4, Xaral’s Dixie Band apresentará novos sons e ritmos entre as 10:30h e as 15h “ao virar da esquina”.
No programa cultural, estão incluídas animações de rua, em que a Companhia Erva Daninha apresentará espetáculos, como “O Carteiro”, “Recantos sob rodas” e “Talvez”,
baseados em artes circenses e espetáculos de curta duração nas manhãs de sábado e domingo pelo Rossio e Rua Formosa. Também estão incluídos workshops criativos, organizados pela Ânimus na loja nº71 da Rua Direita, para a qual há a necessidade de inscrição prévia e se farão decorações de Natal. Nos Museus e Bibliotecas Municipais serão feitas atividades que incentivarão a criatividade e o imaginário, com a concretização de cabaças natalícias, caixas de memórias, origamis de Natal e curtas-metragens de animação, em espaços como o Museu Almeida Moreira, Museu Kei Amaral, Casa da Ribeira, Museu de História da Cidade e também no Centro de Arte Contemporânea com o Cineclube.
“Species Plantarum: expedição Quinta da Cruz”, de Alexandre Sampaio e Ricardo Raminhos e “A cor do Presépio” são duas exposições que também poderão ser vistas, no domingo, na Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea e no Museu Almeida Moreira, respetivamente.
Recordando que os Museus e a Biblioteca Municipal são espaços “Clean & Safe” e o crescimento dos casos de COVID-19, todas estas atividades carecem de colaboração da comunidade ao respeitar as normas de higiene e segurança definidas pela Direção-Geral de Saúde.