OPTA: O projeto que fez crescer Armamar
O Programa Escolhas é uma entidade governamental de âmbito nacional, criado em 2001 e promovido pela Presidência do Conselho de Ministros, cuja missão é promover a inclusão social de crianças e jovens de contextos socioeconómicos vulneráveis, visando a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social. Atualmente financia 101 projetos e estes são dinamizados em 68 municípios do território nacional, mobilizando mais de 900 entidades parceiras. Armamar não ficou de fora e viu, desta forma, ser implementado no seu concelho, uma sede associada ao Programa Escolhas.Patrícia Tomé, Coordenadora do Projeto “OPTA – Oportunidade, Promoção e Transformação na Ação” dá o seu testemunho sobre como o programa veio ajudar no crescimento do concelho.
Por Diana Teixeira
Em que ano foi implementada a sede do Programa Escolhas em Armamar?
A sede foi implementada pela primeira vez em 2006 com o Projeto Escolher Ser. A março de 2019, o Programa Escolhas regressou ao concelho, com o Projeto OPTA com o lema “Ajudamos a escolher o teu caminho!”.
De quem partiu esta iniciativa e porque motivo escolheu o concelho de Armamar para se associar a esta entidade?
A Dra. Cláudia Damião, Vereadora do Município de Armamar, foi quem teve conhecimento do início das candidaturas. Após o seu conhecimento, questionou o Senhor Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Armamar, Manuel Correia da Silva e assim, decidiram avançar com a candidatura, tendo este a Câmara Municipal de Armamar como entidade promotora e a Santa Casa da Misericórdia de Armamar como entidade gestora. De forma a dinamizar o projeto e a permitir que as atividades fluíssem de uma melhor maneira, o OPTA juntou-se a vários parceiros da região.
Todas a sedes espalhadas por Portugal têm um nome que acaba por caracterizar as funções que o Programa pratica no concelho onde se encontra. Porquê a escolha do nome “Projeto OPTA (Oportunidade, Promoção e Transformação na Ação) – E7G”?
O nome do projeto foi escolhido pela Dra. Cláudia Damião. O objetivo deste nome foi encontrar as palavras que vieram a dar significado à sigla OPTA- Oportunidade, Promoção e Transformação na Ação, que são os objetivos do Projeto.
Quais são as vossas funções perante a comunidade armamarense? De que forma dão apoio?
O Projeto OPTA tem como público-alvo as crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 25 anos. Este projeto incide sobre as temáticas do insucesso escolar, o desemprego jovem e a desigualdade no acesso a respostas de ocupação saudável dos tempos livres. Cada atividade dinamizada pelo OPTA é direcionada a cada problemática e a cada público-alvo.
“Temos sido a única resposta para um conjunto de problemas existentes no concelho”
Como foi a adesão ao OPTA por parte dos habitantes do concelho?
Foi muito positiva, uma vez que conseguimos implementar as atividades que estavam previstas desenvolver. Sentimos que Armamar estava mesmo a precisar de um projeto como este, já que as respostas existentes no concelho para estes problemas eram escassas.
Que feedback recebem daqueles que estão associados a vós?
O feedback por norma é positivo, tendo em conta a dinamização das atividades que estavam previstas realizar em candidatura. Temos sido uma resposta, podendo mesmo acrescentar, a única resposta para um conjunto de problemas existentes no concelho.
Qual a finalidade dos vossos projetos desenvolvidos, nomeadamente os workshops que organizam para a comunidade?
O OPTA trabalha não só com as crianças e jovens do concelho, mas também com os seus familiares, professores e ainda auxiliares de ação educativa, dinamizando para tal, diversos workshops para os vários públicos, de maneira a ajudar no âmbito da temática do sucesso escolar. Similarmente, o Projeto OPTA trabalha outro eixo, o do emprego e empreendedorismo e como tal também são dinamizados workshops e sessões para os desempregados do concelho.
“(criámos ainda uma sala de apoio ao estudo online, em que através de videochamadas, ajudávamos as nossas crianças a fazer os trabalhos e estudar para os momentos de avaliação.”
Patrícia Tomé
O vosso último workshop, “Sucesso Escolar – dicas para Pais”, foi um projeto que teve bastante adesão. Devido a esse excesso de inscrições recorreram ao digital para que todos tivessem acesso ao workshop. A comunidade residente costuma aderir desta forma tão afável aos projetos desenvolvidos?
O workshop “Sucesso Escolar – dicas para Pais”, foi uma atividade que teve alguma adesão por parte dos encarregados de educação e como forma de abranger um maior número de pessoas, recorremos ao digital para que todos pudessem ver o mesmo. Em relação à nossa comunidade residente, podemos dizer que é participativa e presente nas sessões, sendo que as ausências se devem à falta de tempo, horário compatível com o trabalho, e agora com a pandemia.
Sentiram que a pandemia teve impacto nos vossos projetos? Se sim, de que maneira?
A pandemia do novo coronavírus, infelizmente, teve impacto em toda a nossa sociedade e no OPTA não foi diferente. Tivemos o espaço do projeto encerrado desde dia 13 de março a 15 de junho de 2020, suspendendo assim todas as nossas atividades presenciais. De maneira a contornar isso e a continuar a ajudar os nossos participantes, a equipa técnica lançou desafios diariamente ao seu público-alvo, partilhou informações e dicas úteis, através das redes sociais do projeto e criámos ainda uma sala de apoio ao estudo online, em que através de videochamadas, ajudávamos as nossas crianças a fazer os trabalhos e estudar para os momentos de avaliação.
Que projetos têm pensados para o futuro e do que abordam?
Infelizmente, o projeto OPTA termina a 31 de dezembro de 2020 e com o surto do novo coronavírus, muitas atividades que gostaríamos de ter dinamizado, ficaram por realizar, mas neste período que nos resta, estamos a tentar dinamizar o máximo de sessões e atividades possível. No próximo dia 12 de novembro vamos dinamizar um Webinar em parceria com o Empreendedor Pedro Silva-Santos. Com este Webinar pretendemos trabalhar as caraterísticas empreendedoras com os desempregados do concelho. Para já, continuamos com as atividades diárias.