#BuyBackFriday uma iniciativa sustentável do IKEA
O grupo Ingka anunciou esta quinta-feira que este ano a Black Friday terá uma nova faceta, sendo a primeira vez em 77 anos de história que as lojas IKEA irão comprar de volta peças de imobiliário da marca aos seus clientes
Por Juliana Santos
O objetivo da iniciativa do grupo Ingka é dar uma segunda vida e uma nova casa a produtos indesejados, com pouco uso ou que sejam irrelevantes para os vender em segunda mão. A campanha intitula-se de #BuyBackFriday e decorrerá entre 24 de novembro e 3 de dezembro de 2020 em que cada cliente receberá um Cartão Presente IKEA a ser usado em qualquer loja IKEA Portugal no prazo de um ano da data da sua entrega.
O tipo de artigo e o estado de conservação terão peso na hora de estabelecer o valor de compra, podendo ser até 50% do preço original do produto e ainda, durante a campanha os membros IKEA Family que venderam os seus imóveis, além do valor que lhes foi atribuído recebem 50% adicional desse mesmo valor.
Helena Gouveia, diretora de marketing da IKEA Portugal refere que “queremos oferecer aos nossos clientes soluções e alternativas sustentáveis para os artigos que já não precisam, mesmo que tenham sido úteis, funcionais e ajudado a criar memórias ao longo dos anos. “e acrescenta ainda que “Mais do que uma compra por impulso de artigos de que na verdade não precisamos tanto, durante a “Black Friday”, queremos ajudar os clientes a dar uma segunda vida aos seus móveis e a adotar um consumo mais responsável.”
A campanha tem o objetivo de tornar a empresa IKEA num negócio circular com impacto climático positivo até 2030, de modo a abordar o consumo insustentável e os efeitos nas alterações climáticas, naquele dia que é o mais consumista do ano.
“Só conseguiremos alcançar uma economia circular com investimento e a colaboração dos nossos clientes, outras empresas, comunidades locais e governos, para que possamos minimizar resíduos, criando um ciclo de reparação, reutilização, transformação e reciclagem”, afirma Ana Barbosa, responsável de sustentabilidade da IKEA Portugal.
No ano de 2019, o grupo Ingka deu uma segunda vida a 47 milhões de produtos, reembalando e revendendo os produtos nas lojas IKEA. Para mais informações sobre a campanha “BuyBackFriday e o serviço Segunda Vida basta visitar o site IKEA.pt/BuybackFriday.