Óleos saudáveis: alternativas ao azeite
No mercado existem diferentes óleos capazes de substituir o azeite de oliva. Podemos consumi-los em várias receitas conseguindo trazer novos sabores para a nossa mesa e uma série de benefícios para a nossa saúde.
Por Joana Liz (*)
Óleo de grainhas de uva
Rico em flavonoides, polifenóis, ómega 6 e vitamina E, traz-nos inúmeros benefícios como propriedades anti – inflamatórias e antioxidantes. Ajuda a estabelecer os níveis de colesterol e ajuda a uma boa manutenção da pele.
O óleo de grainha de uva é ótimo para fritar e combina muito bem com massas e molhos.
Óleo de coco
Este óleo tem vindo a tornar-se estrela no mundo do fitness e da beleza. Solidifica com temperaturas abaixo dos 21 graus e tem uma durabilidade muito longa. Rico em ácido láurico é uma fonte muito importante e eficiente para o nosso organismo. A vantagem deste óleo é que pode ser usado em quase tudo, desde refogados passando pelos assados, pelo tempero de saladas e smoothies. O óleo de coco é muito versátil e é um poderoso hidratante e pode ser usado no cabelo, na pele e nos lábios.
Óleo de sésamo
Conhecido por óleo de sésamo ou óleo de gergelim é dos óleos mais apreciados na Ásia. Possui gorduras mono e polinsaturadas como ómega 3 e 6. Rico em vitamina K, poderosa em manter os níveis de coagulação do sangue estáveis ao mesmo tempo que contribui para a manutenção dos nossos ossos.
Óleo de abacate
O abacate está na vanguarda e este óleo provem dos frutos mais gordurosos e nutritivos que existem. O seu sabor é muito semelhante ao do azeite e é perfeito para cozinhar em altas temperaturas como fritos ou grelhados. Graças ao seu sabor traz novos paladares nas saladas, sopas ou pães. Este óleo rico em gordura trazendo benefícios ao nosso coração. Recheado de luteína, um poderoso antioxidante, melhora a visão.
Óleo de linhaça
Rico em ácidos insaturados, principalmente, em ómega 3, este óleo promete auxiliar na boa saúde do nosso coração, dos nossos cabelos e unhas. O seu sabor sublime faz com que seja ótimo para temperar saladas, vegetais e queijos frescos. Não é aconselhável usar este óleo em altas temperaturas.
Óleo de amendoim
Usado para temperar saladas e vegetais, para saltear, fritar e para marina. O óleo de amendoim tem um sabor suave e diferente. Combate o envelhecimento e regula os níveis de colesterol no sangue. O seu único contra é a sua pouca durabilidade.
(*) Joana Liz não é nutricionista, apenas pratica um estilo de vida saudável e é uma leitora assídua na área da alimentação. Em caso de alguma doença ou problema crónico, consulte o seu médico ou nutricionista antes de seguir estas dicas.