“Life Nieblas” testa captação de água do nevoeiro e métodos inovadores de plantação em Carregal do Sal e Vouzela
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões está a implementar o projeto “Life Nieblas”, uma iniciativa que aposta na captação de água a partir do nevoeiro e em métodos alternativos de plantação de árvores com o objetivo de aumentar a taxa de sobrevivência das plantas.
Por: Joana Almeida (aluna do 1º ano de Comunicação Social) / Foto: Projeto Life Nieblas
Segundo André Mota, o projeto Life Nieblas explora formas alternativas de captação de água, utilizando a água presente no nevoeiro, onde testam “formas alternativas de efetuar plantações de árvores, com vista a obter uma maior taxa de sobrevivência das plantas.”
O projeto funciona em duas vertentes principais, a captação de água e as técnicas de plantação. Esta captação é feita através de coletores de neblina, estruturas que permitem recolher a água presente no nevoeiro. “Tendo tido um rendimento de cerca de 200 litros por coletor instalado por mês”, esclarece o responsável.
Relativamente às plantações, foram testados três métodos diferentes, a plantação tradicional, a plantação com recurso a coletores individuais de neblina, e uma solução inovadora que utiliza reservatórios individuais feitos em papel, denominados Cocoons. “Os Cocoons têm capacidade para armazenar 30 litros de água” abastecidos pelos coletores de neblina, acrescenta André Mota.
O projeto “Life Nieblas” está implementado nos concelhos de Carregal do Sal e Vouzela, mais concretamente em áreas integradas na Rede Natura 2000, e integradas no Parque Natural Local Vouga – Caramulo, que foram devastadas pelos incêndios de 2016 e 2017. Estas intervenções têm um custo estimado de 40 mil euros para a instalação dos sistemas.
Uma das principais vantagens deste projeto é a maior taxa de sobrevivência das plantas, que se revelou significativamente superior face ao método tradicional. Além disso, a captação de água a partir do nevoeiro apresenta um baixo custo, tornando a solução economicamente vantajosa.
“Grande parte das vezes, em qualquer um dos métodos que utilizamos representam um investimento muito baixo, logo aí terá uma grande vantagem sobre a plantação tradicional”, sublinha André Mota.
Questionado sobre a possibilidade de replicar o projeto noutros locais do território, André Mota afirma que esta seria uma solução viável, especialmente em áreas afetadas ou que necessitem de reflorestação. “Temos todo o interesse em efetuar isso, ou pelo menos que seja implementada essa metodologia”, conclui.
O projeto “Life Nieblas” representa uma abordagem inovadora e sustentável para a gestão da água e a reflorestação, contribuindo assim para a adaptação às alterações climáticas e para a preservação ambiental na região de Viseu Dão Lafões.