IPV marca presença no 2.º Encontro Regional INOVC+: Ecossistema de Inovação da Região Centro

O IPV participou no 2.º Encontro Regional INOVC+: Ecossistema de Inovação para a Transferência de Conhecimento e Tecnologia da Região Centro, realizado em Tomar nos dias 19 e 20 de novembro, com a presença de Lurdes Duarte Patrício, Marta Aido e Natália Figueiredo da equipa INOVC+ do IPV. Estes encontros reúnem as 23 entidades copromotoras da rede e têm como objetivo criar sinergias, partilhar experiências e boas práticas, consolidando o trabalho em rede do ecossistema regional.

Participantes no encontro

Durante o evento, o Gabinete de Transferência de Tecnologia do IPV apresentou as suas atividades, e na sessão geral de partilha de casos de sucesso, destacou um caso de transferência tecnológica para o mercado, que evidencia o impacto concreto das iniciativas do IPV no ecossistema regional.

O Encontro Regional contou ainda com sessões de mesa-redonda com empresas da região, abordando temas como “desafios tecnológicos como motor de crescimento sustentável” e “cidades inteligentes e sustentáveis: parcerias entre ciência e empresas”. Os participantes no encontro tiveram também a oportunidade de visitar as instalações da RENOVA, onde decorreram uma reunião do Consórcio INOVC+ e uma visita técnica às unidades fabris, permitindo observar diretamente a aplicação de soluções de inovação e transferência tecnológica no setor industrial.

O 3.º Encontro Regional INOVC+ será organizado pelo IPV nos dias 17 e 18 de março de 2026, reunindo todos os parceiros do consórcio e oferecendo novas oportunidades de partilha de experiências, reforço da colaboração e promoção de iniciativas de inovação e de transferência de tecnologia na região Centro.

O INOVC+ é um programa estratégico para a Região Centro que consiste na implementação e consolidação de um Ecossistema de Inovação para a Transferência de Conhecimento e Tecnologia que, num contexto de trabalho em rede de 23 parceiros, potencie a valorização e a transferência de conhecimento e de resultados de I&D+I para a economia regional, sendo uma continuidade dos anteriores programas InovC, InovC 2020 e InovC+. O projeto tem uma duração de 30 meses e um investimento total elegível de cerca 4,1 milhões de euros, cofinanciado a 85% pelo CENTRO 2030, Portugal 2030 e pela União Europeia, Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.

a