LIVE’S 25 reúne especialistas para debater a qualidade de vida

O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) e a Associação Portuguesa da Qualidade de Vida (APQV) organizam, no próximo dia 28 de novembro de 2025, o LIVE’S 25 | II International Congress of Quality of Life, que terá lugar na Aula Magna Professor João Pedro Antas de Barros, no IPV. 

Este evento pretende promover um momento de debate e reflexão sobre a qualidade de vida, com a participação de oradores nacionais e internacionais de referência, que nos trazem as suas perspetivas sobre o papel da saúde, o bem- estar, os valores e significados, a educação, ambiente e sociedade na qualidade de vida.

A partir das 10h30, a sessão de abertura contará com a presença de João Gaspar, Presidente da Assembleia Geral da APQV, João Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, e José dos Santos Costa, Presidente do Instituto Politécnico de Viseu.

O programa integra uma conferência plenária dedicada às perspetivas internacionais na promoção da saúde e bem-estar, com intervenções de representantes da Finnova Foundation, da Universidade Federal Fluminense e da Universidade de Granada, moderada pela Vice-Presidente do IPV, Helena Vala.

Ao longo do dia, três painéis temáticos vão aprofundar diferentes dimensões da qualidade de vida:

·         Qualidade de Vida na Saúde, com especialistas do Serviço Nacional de Saúde e da ULS Viseu Dão Lafões;

·         Valores, Significados e Qualidade de Vida, reunindo representantes da psicologia, da Igreja Católica, da comunidade hindu e da comunidade evangélica;

·         Educação, Ambiente e Sociedade na Qualidade de Vida, com contributos de investigadores e profissionais das áreas da educação, ambiente, ação social e sustentabilidade.

O congresso inclui ainda momentos de debate e reflexão após cada painel, a apresentação de e-posters e um momento musical no encerramento, previsto para as 17h15.

O LIVE’S 25 é organizado com o apoio da ADIV – Associação para o Desenvolvimento e Investigação de Viseu, da INOVE 360, do Fórum Energia e Clima, da Associação Nacional de Professores e da Quinta da Lixa, reforçando o compromisso conjunto de promover investigação, conhecimento e diálogo sobre um futuro mais saudável, sustentável e centrado no bem-estar das comunidades.

a