Perfil. “El loco”. Quem é Javier Milei
Nascido a 22 de outubro de 1970 na cidade de Buenos Aires, Javier Milei é o atual presidente da Argentina e completou um ano de mandato no passado dia 10 de dezembro de 2024. Autoproclamado de “anarcocapitalista”, Javier Milei partilha o seu amor pela política com o futebol, os Rolling Stones e os seus 5 cães clonados.
Por: Diogo Costa
Mesmo apesar de ter medidas controversas como a legalização de venda de órgãos humanos ou a criminalização do aborto, Javier Milei é o polémico 52.º presidente da Argentina depois de no mês de dezembro de 2023 ter sido eleito com 55,65% dos votos, sendo assim o presidente com mais votado da história da Argentina.
Milei começou a sua ascensão na vida política com um canal de Youtube, “Demoliendo Mitos”, no qual fazia conteúdo de anticorrupção e convidava os mais variados convidados desde políticos a jogadores de futebol e celebridades.
O Futebol e os Rolling Stones
Javier Milei sempre foi um adepto assumido de futebol. Sócio e adepto fanático desde criança do clube da sua cidade o Boca Juniors, viu esse amor morrer devido ao “populismo vivido no clube e no país”, tendo passado de ter um camarote no estádio do Boca Juniors, a apoiar o seu clube rival, o River Plate na final da taça dos Libertadores em 2018, disputada pelos dois clubes.
Esta não é a única vez em que o desporto rei na Argentina faz parte da vida do presidente. Javier Milei foi guarda-redes no clube Chacarita Juniors, nas categorias de formação, tendo sido aí que ganhou a sua famosa alcunha “El loco” ainda que agora seja utilizada noutro contexto. “Não sou adepto do Chacarita, mas passei a fazer parte da equipa profissional em 1989”, proferiu Milei em entrevista.
Para além do futebol, a música tem um grande papel na vida de Javier Milei, em especial uma banda, os Rolling Stones. Milei teve uma infância difícil, tendo sofrido bullying e tornando-se tímido, essa timidez era perdida, segundo os seus colegas de escola, quando imitava o mítico cantor da banda, Mick Jagger. O presidente Argentino diz já ter visto atuar a banda ao vivo 14 vezes, tendo também feito parte de uma banda cover dos Rolling Stones, os “Everest”.
Conan o cão clonado
O presidente argentino foi o centro das atenções no país quando disse num comício da sua campanha para as presidenciais que “falava com o espírito do seu cão”, esta afirmação foi alvo de muitas notícias e especulações, algo que a sua equipa de comunicação abafou e não foi novamente falhado.
O amor pelo seu cão, Conan, de raça Mastim Inglês era tanto que antes de morrer, Javier Milei terá recorrido a duas clínicas especializadas nos Estados Unidos para clonar Conan, do qual resultaram 5 cachorros. Javier Milei nunca confirmou nem negou esta notícia história, mas as clínicas envolvidas no procedimento já confirmaram a veracidade dessa história, “Começamos a clonar cachorros só em 2016. Éramos relativamente novos nisso e estávamos a tentar fazer da melhor maneira. Então de alguma forma, excedemo-nos e obtivemos cinco cachorros. Por sorte, Milei ficou contente”, disse Codi Lamb, representante de clientes da ViaGen Pets.