Congresso sobre saúde mental em Viseu

A Escola Superior de Saúde (ESSV) do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) acolhe nos dias 21 e 22 de junho de 2019, no âmbito do projeto de investigação “MaiSaúde Mental | Monitorização e Avaliação dos Indicadores de Saúde Mental das Crianças e Adolescentes: Da investigação à Prática”, o I Congresso Internacional Qualidade de Vida, Cidadania e Saúde Mental, iniciativa que inclui o V Congresso de Educação para a Saúde.

O evento conta com a participação de individualidades internacionais de reconhecido mérito científico e tem como principal propósito estimular o desenvolvimento do conhecimento científico, promovendo a partilha e a reflexão sobre desafios e práticas promotoras da saúde mental, qualidade de vida e cidadania.

Constituem objetivos maiores do congresso promover a saúde mental e a cidadania como um valor cívico, cultural e social a preservar; facilitar o conhecimento e intercâmbio internacional de experiências e investigações entre agentes do espectro da Saúde e da Educação no âmbito da Saúde Mental, Qualidade de Vida e Cidadania; contribuir para a construção de respostas educativas e socais adequadas às áreas prioritárias de intervenção no âmbito da saúde definidas pela OMS; divulgar modelos de intervenção em Educação para a Saúde que promovam a melhoria do estado de saúde global em crianças e adolescentes, e promover a divulgação de artigos científicos, como fundamento de uma prática baseada na melhor evidência científica.

O programa científico desenvolve-se em torno de seis grandes temáticas: Comunicação Social – Agente Promotor de Cidadania e Saúde Mental; Escola e Comunidade – Sinergia Promotora de Saúde Mental; Políticas de Cidadania e Saúde Mental; O Cérebro e as Emoções – Implicações na Saúde Mental; Família no Mundo Atual – Diversidade Cultural, Tendências e Desafios, e Neuro-Educação e Saúde Mental.

O congresso é organizado pela Escola Superior de Saúde de Viseu e Unidade de Investigação em Ciências da Saúde e da Educação do Instituto Politécnico de Viseu, em articulação com as instituições parceiras, o Município de Viseu, o Instituto Politécnico da Guarda, o Centro Hospitalar Tondela-Viseu e o Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique. O evento tem como grupos-alvo preferenciais os profissionais e estudantes da Saúde, da Educação e das Ciências Sociais e Humanas; e ainda, agentes de Segurança e população da comunidade com interesse nestas temáticas.

Informação complementar, inscrições e submissão de resumos em http://projects.essv.ipv.pt/msmental/

As inscrições encontram-se abertas e decorrem até ao dia 14 de junho. A submissão de artigos à comissão científica pode ocorrer até ao dia 3 do mesmo mês.

A dimensão internacional do congresso, com publicação de artigos completos em revista científica indexada, Ata Paulista de Enfermagem, seguindo a política editorial da mesma, resulta das parcerias edificadas com instituições congéneres. Os resumos dos trabalhos submetidos e aceites pela comissão científica do congresso serão publicados num e-book, com registo ISBN.

a