Um evento que move milhares: Feira dos Santos de Mangualde voltou a destacar-se em 2025
A Feira dos Santos em Mangualde voltou a reunir milhares de visitantes, nos passados dias 1 e 2 de novembro, reafirmando a sua importância cultural, económica e social no concelho. Com mais de 300 anos de história, o evento mantém-se como um “símbolo, um marco” mangualdense, que vai muito além de um mero espaço de comércio, sendo um “ponto de encontro entre gerações, um momento de celebração das raízes, das tradições e também do dinamismo do concelho”, destaca o presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida.
Texto: Andreia Figueira Foto: DR Câmara Municipal de Mangualde
Considerada pelo autarca como a “iniciativa mais importante do ponto de vista cultural e tradicional”, a Feira serve como palco, onde se cruzam “produtores locais, artesãos, comerciantes, visitantes e famílias inteiras”. O evento representa uma oportunidade para valorizar os produtos regionais, impulsionar a economia local e dar a conhecer a hospitalidade, que tanto caracteriza os mangualdenses.
Com o lema “Da tradição à modernidade”, o município pretende expandir a projeção mediática da feira, dando-a a conhecer a novos públicos e reforçando o orgulho dos mangualdenses no evento. No ano passado, a Feira acolheu cerca de 72 mil visitantes, de mais de uma dezena de nacionalidades, e contou com cerca de 400 expositores, demonstrando uma crescente internacionalização do evento. Este ano, embora ainda não haja dados concretos, estima-se que o número de visitantes tenha sido menor, devido às condições climatéricas adversas e à coincidência com o Dia de Todos os Santos.
Outra das grandes apostas da organização tem sido o conforto e a segurança. “Este talvez tenha sido o ano em que tivemos menos episódios de furtos; não tivemos nenhum desacato”, realça o autarca. A preparação do evento envolve mais de uma centena de pessoas de diferentes setores municipais e da comunidade local, reforçando o seu impacto coletivo.
Para os visitantes da edição deste ano, o autarca deixou uma mensagem, alinhada com o hino de Mangualde: “Mangualde é uma nobre terra hospitaleira, e espero que tenham levado essa hospitalidade”. Acabou ainda por anunciar que a preparação da Feira dos Santos 2026 já começou e tem data prevista para 7 e 8 de novembro.
