Finanças Quiz. Docentes do Politécnico de Viseu criam app
Num momento em que a promoção da literacia financeira ganha importância no âmbito do ensino obrigatório, um grupo de docentes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV), com a colaboração de um diplomado pela mesma escola, acabam de disponibilizar a primeira versão de uma app, sob a forma de jogo.
O objetivo principal é exatamente esse: contribuir para o aumento da literacia financeira de jovens que frequentam o ensino básico e secundário. A aplicação, designada “Finanças Quiz” e com 8 níveis de dificuldade, é gratuita, estando atualmente apenas disponível para dispositivos Android, podendo ser descarregada a partir da loja oficial (Play Store).
Os docentes envolvidos, Carlos Quental, Paula Sarabando, Rogério Matias e Tiago Miguel, bem como o desenvolvedor Júlio Rocha, licenciado e mestre em Engenharia Informática pela ESTGV, atualmente a concluir o doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e Computadores na UTAD, entendem esta versão como suscetível de melhorias várias. Os responsáveis apontam, nomeadamente, a clarificação dos conteúdos e abordagens que vierem a ser adotados no ensino obrigatório relativamente à literacia financeira. No entanto, incentivam desde já os utilizadores (por exemplo, alunos e docentes do ensino secundário) a enviar contributos e sugestões no sentido de tornar a aplicação tão útil quanto possível.
ESTGV marcou presença na Noite Europeia dos Investigadores 2025

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu participou na Noite Europeia dos Investigadores 2025, realizada a 26 de setembro em Coimbra, com a atividade “Sabe mais, ganha mais: um jogo sobre literacia financeira”, que conquistou a atenção e o entusiasmo do público presente.
A iniciativa desafiou crianças, jovens e adultos a testarem os seus conhecimentos de forma divertida e interativa, através de um quiz digital com acesso por QR Code. Cada participante enfrentou perguntas de dificuldade crescente, acumulando pontos ao longo do jogo e recebendo feedback imediato sobre cada resposta. A atividade registou uma adesão significativa, com o público a demonstrar grande envolvimento e satisfação ao longo de toda a experiência.
Além do desafio lúdico, os participantes puderam ainda explorar materiais explicativos e refletir sobre conceitos fundamentais como poupança, orçamento, impostos e juros. O formato interativo e acessível da atividade foi particularmente apreciado, destacando como a literacia financeira pode ser trabalhada de forma dinâmica e inclusiva, contribuindo para uma cidadania mais consciente e informada.
Com esta participação bem-sucedida, o IPV reforçou o seu compromisso na promoção da educação financeira como ferramenta essencial para enfrentar desafios sociais e económicos globais, consolidando o papel das instituições de ensino superior na divulgação científica e na aproximação entre academia e comunidade, através da aliança entre ciência, educação e cidadania.
