“BASE”: Lisboa volta a ser palco da moda portuguesa
De 1 a 5 de outubro, Lisboa volta a ser palco da principal semana de moda portuguesa. A 65ª edição da ModaLisboa, organizada em conjunto com a Câmara Municipal, terá como tema “BASE”, com o objetivo de destacar a criatividade, a inovação e a sustentabilidade.
Por: Inês Henriques
Os desfiles realizam-se no Pátio da Galé, no entanto o evento espalha-se por vários pontos da cidade de Lisboa. No Palacete Gomes Freire estreia-se a Fashion House, um espaço aberto ao público que reúne pop-up stores de designers, showcases com técnicas de produção e debates sobre novas formas de criar moda de maneira responsável.
O MUDE (Museu do Design e da Moda) acolhe as “FAST TALKS”, sessões de debate que reúnem designers, especialistas e empresas para discutir tendências, inovação e o futuro que a indústria pode seguir para se tornar mais sustentável e competitiva. A Avenida da Liberdade também participa com o Projeto “ModaLisboa na Avenida”, que aproxima o público com workshops, intervenções culturais e atividades abertas a todos.
O evento ainda inclui o Portuguese Soul, promovido pela APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos), que destaca como a moda portuguesa combina tradição e criatividade para se afirmar nos mercados internacionais. A iniciativa mostra a importância de valorizar a herança cultural, mantendo a inovação e a modernidade na criação da moda.
