Encerramento da Assembleia Geral da EUNICE destaca avanços estratégicos e apoio à Ucrânia
Decorreu no dia 2 de abril, na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) o encerramento da assembleia geral da EUNICE (European University of Customised Education) que reuniu parceiros da universidade europeia.
Por: Adriana Moita, Ana Margarida Teles e Constança Almeida
Na última sessão da Assembleia Geral, os parceiros da universidade europeia apresentaram novidades sobre a seleção do membro do Conselho de Especialistas da Unis e conclusões do trabalho realizado durante os dias 31 de março, 1 e 2 de abril.
Após meses de discussão, foram validados os membros do Advisory Board da EUNICE e um documento com objetivos estratégicos para a EUNICE. O conselho é constituído por Ana Budzianowska, membro do Quadro do Governo da Eurociência, Maria Stoicheva, da Universidade de Sofia e coordenadora da Transformação pela Europa, a Aliança da Universidade Europeia. Joe O’Hara, da Universidade de Dublin, Isabel Menezes, da Universidade do Porto, Lena Pöntenen, da Indústria Tecnológica da Finlândia, Joel Gallegos, da Universidade de Norte Carolina, em Charlotte. Dorothy Ann Kelly, da Universidade de Granada, coordenadora da Aliança da Universidade Europeia e Rodrigo Martins, da Universidade Nova de Lisboa.
Na assembleia foi demonstrado o apoio que a EUNICE deu à Ucrânia com base na solidariedade e na educação. “Nestes três últimos anos, nós assistimos diretamente a centenas de estudantes, colegas académicos, amigos e mais de 100 escolas superiores de educação lidando com a destruição física, falta de equipamento, de recursos humanos e esgotamento devido às consequências das leis marciais”, que ficou definida na carta da Aliança da Universidade Europeia, destacou Magdalena Sikorska, secretária-geral da EUNICE AISBL (Association Internacionale Sans but Lucratif).
Lucia Zappalà, presidente da Comissão de Diretores, reuniu informações das tarefas feitas em grupos de trabalho que se dedicaram a áreas específicas e refere que “não estamos apenas a trabalhar num projeto, mas também numa dimensão transnacional permanente eesperamos que as nossas universidades se tornem uma única unidade”. O projeto EUNICE4U tem como objetivo transformar a experiência dos estudantes e dos professores, permitindo percursos de aprendizagem personalizados à escala europeia. “Nós também falámos sobre as possibilidades de financiar algumas mobilidades, entre elas, mobilidades de trabalhadores e de alunos da Agência Nacional da Polónia para o Intercâmbio Académico e também exploráramos opções para o futuro” referiu Marta Malepszak, da Universidade de Poznan, Polónia e porta-voz da equipa de gestão de projeto.