Cyber Monday ou Black Friday? O que os Portugueses preferem?
Com o aproximar da época natalícia, qual a época favorita dos consumidores para comprarem os seus presentes de Natal?
Por: David Almeida
Estes dois grandes eventos de compras surgiram inicialmente nos Estados Unidos, sendo que ao longo dos anos têm vindo a ganhar popularidade em todo o mundo, e Portugal não é exceção.
O que é a Black Friday?
A Black Friday, ou “Sexta-feira Negra”, acontece sempre na última sexta-feira de novembro, logoapós o Dia de Ação de Graças, nos Estados Unidos. Esta “tradição” começou nos Estados Unidos nos anos 60, como uma forma de iniciar a época das compras de Natal. Atualmente a Black Friday, perdeu a sua essência, visto que muitas lojas utilizam o termo para realizarem promoções durante todo o mês que antecede ao derradeiro dia.
O que é a Cyber Monday?
A Cyber Monday, ou “Segunda-feira Cibernética”, surgiu como uma extensão da Black Friday, mas com foco nas compras online, sendo que decorre na segunda-feira seguinte à Black Friday.
Este evento foi criado, em 2005, como uma forma de incentivar o aumento das compras na internet, já que muitos consumidores, nessa altura, preferiam fazer as suas nas lojas físicas.
Comparação do Black Friday e CyberMonday por interesse em região
Nas últimas semanas, as pesquisas sobre a Black Friday, em Portugal, na plataforma Google, mantiveram um ritmo constante, com algumas variações significativas ao longo do tempo, refletindo o crescente interesse dos consumidores pelo evento. O pico de buscas ocorreu sobretudo entre os dias 31 de outubro e 1 de novembro, podendo estes valores serem justificados pelo início das campanhas promocionais.
Em Portugal, Lisboa lidera as pesquisas, com um índice de interesse máximo de 100 pontos, refletindo o forte interesse dos consumidores na capital. Em segundo lugar, o Porto apresenta-se com uma pontuação próxima, alcançando os 98 pontos, seguido por Setúbal com 94.
O gráfico de interesse ao longo do tempo para a Cyber Monday, desde o início de outubro até ao início de novembro, mostra um aumento gradual nas pesquisas.
O interesse pela Cyber Monday em Portugal apresenta diversas variações entre as diferentes regiões, com Leiria a liderar as pesquisas, registando o maior índice de interesse (100 pontos). Lisboa surge em segundo lugar, com 90 pontos, seguida por Braga com 85.
Como não ser enganado nestes eventos de compras?
Muitas lojas acabam por enganar os consumidores com descontos fictícios. Para que tal não aconteça, muitas entidades criaram plataformas que permitem aceder à evolução do preço, bem como comparar o preçode um produto em diversas lojas.