PSD propõe novas propostas para os TVDE

O PSD propôs ao Governo uma limitação na certificação dos motoristas TVDE ao Instituto da Mobilidade e Transportes com a possibilidade de os passageiros selecionarem as línguas que os motoristas falam.

Por: Inês Lopes

Na conferência de imprensa de terça-feira, foi apresentado um projeto de resolução na Assembleia da República pelo deputado João Vale e Azevedo. Foram propostas oito recomendações. Pretendem que só o IMT, e não as escolas de condução possam certificar os motoristas das plataformas como a Uber e a Bolt. Para além disso, tenciona criar a opção de escolha dos condutores pelas línguas que falam, “através de um filtro que mostra quais são as línguas faladas pelos motoristas”.

“Nós não estamos a exigir que os condutores de TVDE dominem o português, achamos que seria desproporcional nesta altura e injustificável do ponto de vista económico e da atividade, mas percebemos que há pessoas que o exigem, pessoas que querem falar português”, acentuou Vale e Azevedo.

O partido considera importante haver medidas de promoção de segurança, como um “botão de pânico para efeitos de segurança que permita a partilha da localização ou um telefonema à esquadra mais próxima”.

O PSD apela também a uma aceleração na implementação da plataforma de dados já anunciada pelo IMT para combater a falsificação de documentos dos TVDE, e que o curso de renovação seja dispensado para os detentores do curso de táxi.

O partido salienta que não tem a intenção de criar “barreiras adicionais que impeçam a entrada de novos veículos e novos condutores”. Recomendam ao Governo que “fiscalize o setor com maior rigor”, complementou.