Futuro da Educação dá o mote para seminário com Maria do Céu Roldão e António Nóvoa

“Que futuro para a educação?” é o tema proposto para reflexão no próximo dia 14 de maio de 2022, no XII seminário “Educação em Debate: (Re)pensar a relação Escola-Família-Comunidade”, desenvolvido no âmbito do Projeto Pais e Professores em Formação/Ação, pelo Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique em parceria com a Escola Superior de Educação de Viseu, a Universidade Católica, a Universidade do Minho, a ACeS Dão-Lafões, Grupo Visabeira, Câmara Municipal de Viseu e a UAPA.

A sessão de abertura do evento terá lugar às 09h00 e contará com a presença de Dinis Saraiva, diretor do Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, Fernando Bexiga, diretor do Visprof, Susana Fidalgo, vice-presidente da Escola Superior de Educação de Viseu e Fernando Ruas, oresidente da Câmara Municipal de Viseu.

De seguida e numa perspetiva de continuidade das várias sessões desenvolvidas no âmbito do projeto, os oradores convidados, Maria do Céu Roldão, da Universidade Católica do Porto e António Nóvoa, da Universidade de Lisboa, “irão proferir comunicações de grande interesse para os responsáveis pela tarefa complexa e desafiante que é a educação no futuro”, afirma a organização em comunicado.

“Tempos de currículo ”pós-traumático” – Que fazer para gerir a situação curricular? Que significa “recuperação” de aprendizagens? – uma questão de pedagogia situada, será o tema da intervenção de Maria do Céu Roldão e António Nóvoa abordará a temática: Escolas e Professores: Proteger, Transformar, Valorizar. A seguir a cada intervenção haverá um espaço para debate.

“Um evento que será um contributo importante no que respeita à reflexão sobre o futuro da educação dos jovens”, rematam os organizadores.

a