Abertas as candidaturas para a 5ª edição do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa
Estão abertas a partir de hoje, 1 de dezembro, as candidaturas ao Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa, organizado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal. A apresentação de candidaturas à 5ª edição do prémio pode ser feita até dia 9 de janeiro de 2022 e os vencedores serão anunciados no dia 9 de maio de 2022.
Por Maria Soares
O Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa é atribuído a jornalistas e a estudantes do ensino superior de cursos de jornalismo ou de comunicação que tenham contribuído de forma notável para esclarecer questões importantes a nível europeu ou que tenham promovido uma melhor comunicação entre as instituições da União Europeia e os cidadãos em Portugal.
A 5ª edição do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa vai avaliar trabalhos de informação desenvolvidos nas áreas de imprensa, rádio, televisão e internet, organizados em três categorias: a categoria «Jornalista – Media Nacional»; a categoria «Jornalista – Media Regional» e a categoria «Estudante».
O Prémio é promovido no âmbito do respeito pela liberdade e pelo pluralismo da comunicação social e serve como uma homenagem ao jornalista português especialista em assuntos europeus, Fernando de Sousa, cujo percurso pode ser recordado no arquivo digital do NewsMuseum, em Sintra.
O regulamento e os formulários de candidaturas estão disponíveis no website da Representação da Comissão Europeia em Portugal. Existe um formulário por cada uma das três categorias, para as candidaturas apresentadas pelos próprios candidatos ou por uma autoridade que os represente, e um formulário de recomendação que pode ser preenchido por um membro do público a recomendar um trabalho jornalístico que ache que deva ser considerado.