Projeto “Música Ativa para Seniores” leva 150 seniores a cantarem num palco virtual
No próximo dia 15 de novembro, 150 vozes unem-se para cantar o novo hino musical do projeto municipal “Música Ativa para Seniores”. Num palco 3D a iniciativa conta com a participação dos seniores de 15 instituições do concelho, os técnicos das mesmas e ainda com colaboradores da Câmara Municipal de Viseu.
Por Tatiana Gonçalves
O projeto arrancou no início de maio de 2019 no seguimento da aprovação de um protocolo entre o Município de Viseu e seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho. O objetivo é através da musicoterapia, proporcionar um impacto positivo na promoção do bem-estar, saúde e envelhecimento ativo da comunidade sénior institucionalizada.
A letra é de Manuel Francisco Ferreira e a música de João Mota Oliveira, este hino musical está a ser gravado nas várias instituições, sob a coordenação e com o auxílio de Liliana Rodrigues – professora que lidera este projeto de musicoterapia
Mesmo em anos atípicos, com a pandemia COVID-19, o Município de Viseu consegui alargar este projeto a mais 9 instituições (6 em 2020 e 3 em 2021). No total, este projeto agrega a Fundação Mariana Seixas, o Lar Viscondessa de São Caetano, o Centro Paroquial de Povolide, a Associação de Solidariedade Social de Farminhão, o Centro Social e Paroquial do Campo, a Associação de Passos de Silgueiros (ASSOPS), o Centro Social da Paróquia de São Salvador, o Centro Social da Paróquia de Boa Aldeia, o Centro Social e Paroquial de São José, a Associação Social, Cultural, Desportiva e Recreativa de Calde, a Associação de Solidariedade Social de Abraveses, a Associação Cultural e Recreativa Social de Pascoal, o Centro Social e Cultura de Orgens, o Jean Piaget – Lar de Bigas e a Confraria de Santa Eulália.
Ao longo dos últimos 3 anos os seniores do conselho contaram com várias atividades promovidas, a par das aulas semanais de 1 hora que cada instituição acolhe.