APP de visitas guiadas aos Museus e Centro Histórico de Viseu já está disponível

A APP WALK VISEU permite aos visitantes fazerem visitas guiadas através do telemóvel. Está disponível em português, inglês, francês, espanhol, Língua Gestual Portuguesa e Gesto Internacional.

Por Maria Lobo

O download da APP já pode ser feito e esta é uma nova ferramenta para os visienses e todos os visitantes da Cidade-Jardim que permite visitas guiadas seguras, ao ritmo de cada um, aos Museus Municipais e ao Centro Histórico. É uma solução tecnológica e intuitiva para os dispositivos móveis.

Com a APP, em cada Museu Municipal – Museu de História da Cidade, Museu Almeida Moreira, Polo Arqueológico de Viseu (Coleção Arqueológica José Coelho), Casa da Ribeira, Museu do Quartzo, Museu do Linho de Várzea de Calde e Quinta da Cruz, os visitantes conseguem ler e ouvir as descrições de cada sala com informações para a compreensão das exposições.

Relativamente ao circuito turístico pelo Centro Histórico, os utilizadores têm à sua disposição cerca de 27 pontos de informação que podem ser selecionados através de um mapa da cidade, onde também obtêm a indicação do local onde se encontram.

Conceição Azevedo, presidente da Câmara Municipal de Viseu garante que “se trata de uma ferramenta com grande potencial e que chega no momento certo, tendo em conta a abertura gradual da economia e dos espaços culturais”. Acrescenta ainda ter a certeza que a ferramenta online será de “grande utilidade numa fase posterior” para quem visitar Viseu de fora do país, uma vez que através da app poderá “ficar a conhecer melhor toda a riqueza e património que Viseu tem para oferecer”.

Toda a informação presente na aplicação é disponibilizada de forma escrita e áudio em português, inglês, espanhol e francês. Existe também uma versão em português adaptada ao público infantil. A aplicação inclui ainda vídeos em Língua Gestual Portuguesa e em Gesto Internacional e permite que esta seja instalada apenas no idioma que o visitante pretender, na tentativa de não ocupar tanto espaço no dispositivo móvel.

Conceição Azevedo salienta a importância que a aplicação tem em termos inclusivos, podendo ser utilizada por pessoas com necessidades especiais e afirma que “a cidade de Viseu está preparada para ser fruída por todos”.

O desenvolvimento da APP WALK VISEU foi organizado pelo Município de Viseu e o investimento foi 90% financiado pelo Turismo de Portugal, através da linha de apoio ao turismo acessível que tem por objetivo o apoio a projetos relacionados com a adaptação física de espaços públicos.

O Município de Viseu relembra que os museus reabriram no passado dia 6 de abril, face ao plano de desconfinamento do governo para o país.A aplicação é totalmente gratuita e está disponível para Android e iOS.

a