Jogo de aflitos segura Tondela na primeira

Terminado o campeonato e de contas acertadas o Tondela venceu ontem dia 19 de maio, o Chaves por 5-2, garantindo assim a sua permanência na I Liga. Num jogo de aflitos, o Tondela condenou o Chaves à descida.

Por Ana Margarida Rodrigues

O jogo realizou-se em Tondela, no Estádio João Cardoso pelas 17:30 horas, com uma lotação de cerca de 5 mil pessoas, que apoiavam as suas equipas, ambas em risco de descida.

A partida começou logo a favor do Tondela ao inaugurar o marcador logo aos quatro minutos pelo brasileiro Ícaro. E a equipa da casa ganhava força voltando a marcar aos nove minutos com golo de João Pedro.

Adeptos tondelenses ao rubro e a equipa mostrava-se superior à do Chaves, voltando a colocar a bola na baliza de Ricardo, desta vez pelo venezuelano Jhon Murillo, aos dezasseis minutos.

Apesar dos vários lances de perigo do Chaves, era visível o jogo da apanhada que o Tondela fazia, dando poucas oportunidades à equipa visitante.

Apesar da quase garantia de que permaneciam na I Liga, o Tondela não estava satisfeito e marcava o quarto golo da partida aos 28 minutos, reforçando o seu lugar na liga principal do futebol português.

A equipa do Chaves deu sinal de vida aos 38 minutos, quando surpreendeu todos os espectadores ao marcar pela primeira vez no encontro. Apesar da desvantagem abrupta, a esperança renascia para a equipa transmontana com o golo de Platiny. Renovadas as esperanças a equipa liderada por José Mota volta a marcar aos 45+2, com golo do sérvio Maras.

A partida ao intervalo estava quase decidida com a vitória da equipa de Pepa a vencer por 4-2.

Na segunda parte do jogo foi clara a motivação do Chaves em dar a volta ao resultado, porém, o Tondela surpreendia novamente ao golear a equipa flaviense. Jhon Murillo apareceu na grande área e rematou para a baliza de Ricardo bisando.

Contas feitas, o jogo terminou com a goleada do Tondela ao Desportivo de Chaves por 5-2. A equipa da casa termina a época em 15º lugar e a equipa transmontana acompanha o Feirense e o Nacional na descida para a II Liga.

De regresso ao escalão principal está o Paços de Ferreira, o Famalicão e o reintegrado Gil Vicente.

 

Resultado ao intervalo: 4-2

Marcadores:

1-0, Ícaro Silva, 4 minutos

2-0, João Pedro, 8 minutos

3-0, Jhon Murillo, 16 minutos

4-0, Juan Delgado, 28 minutos

4-1, Platiny, 38 minutos

4-2, Maras, 45+2 minutos

5-2, Jhon Murillo, 77 minutos

 

11 Inicial do CD Tondela

Cláudio Ramos, Joãozinho, Ícaro Silva, Bruno Monteiro, David Bruno, Xavier, Jaquité, João Pedro, Juan Delgado, Jhon Murillo e Tomané.

Suplentes: Pedro Silva, Pité, Tembeng, Sergio Peña, João Mendes, Patrick Fernandes, Chicho Arango

Treinador: Pepa

 

11 Inicial do GD Chaves

Ricardo, Djavan, Campi, Maras, Lionn, Gallo, Filipe Melo, Jefferson, Macedo , William e Ghazaryan.

Suplentes: António Filipe, Paulinho, Nuno Coelho, Bressan, Erdem Sen, Costinha e Platiny

Treinador: José Mota

 

Imagens: CD Tondela

a