Aldeia de Covas do Monte em filme
Durante cerca de duas semanas decorreram, na aldeia de Covas do Monte, em São Pedro do Sul, as filmagens de uma curta-metragem, que contou com a participação e ajuda de vários habitantes da aldeia.
O projeto foi desenvolvido pela equipa do realizador João Vladimiro e conta com cenas filmadas em vários locais da aldeia. A curta-metragem tem o título provisório “A Máquina” e a sua história fora desenvolvida por João Vladimiro quando realizava outro filme, “Lacrau”, de 2014, que também contou com cenas filmadas na aldeia.
A equipa constituída por cerca de dez pessoas já arrecadou prémios no passado graças à sua participação em festivais de cinema internacionais. Obtiveram financiamento, e, na realização deste projeto, contaram ainda com a ajuda da Câmara Municipal de São Pedro do Sul.
A aldeia esteve envolvida num programa cultural e foi através dele que o realizador estabeleceu contacto com a aldeia e os seus residentes, começando a desenvolver relações de profunda amizade com vários habitantes e a revelar interesse em desenvolver os seus próprios projetos cinematográficos na aldeia.
“Conseguirmos fazer esta curta-metragem, que no fundo conta um bocadinho a história de uma realidade das pessoas do interior, um interior que está a ficar cada vez mais desertificado, onde já não há crianças e os idosos ficam isolados (…) é também nosso objetivo que o filme participasse em festivais de cinema”, afirma Joana Bravo que faz parte da produção.
Filipa Costa (texto e foto)