Afonsinhos distinguidos com prémio Quinas de Ouro

Prémio atribuído pela Federação Portuguesa de Futebol será entregue no próximo dia 19 de março, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa.

A Federação Portuguesa de Futebol decidiu atribuir ao clube de futsal Atitudes Traquinas – “Os Afonsinhos” o prémio “Quinas de Ouro”, o mais alto galardão da instituição.

Fundado em 2011 pelo Centro Escolar de S. Martinho de Mouros, Resende, com o objetivo de conceder igualdade de oportunidades a todos os alunos da escola e atletas do clube, o projeto, apoiado pelo município, estabeleceu como princípios a excelência escolar e a inclusão social.

Na época 2016/2017, o clube passou de 10 para 45 atletas federados e criou uma academia, acrescentando 25 atletas. Atualmente, mais de 100 jovens praticam futsal repartidos pela competição federada, em seis escalões da Associação de Futebol de Viseu, e não federada através da academia do clube, à qual foi dada continuidade nesta temporada.

“É o topo. O sonho quase que impensável”, diz Marcos Antunes, coordenador técnico e fundador do clube, sobre a distinção da Federação Portuguesa de Futebol.

Marcos Antunes, elogia ainda a atenção da Federação Portuguesa de Futeubol: “[Este prémio] também significa atenção e clarividência das entidades competentes, especialmente a FPF, que demonstra estar atenta de Chaves a Faro sobre tudo o que se desenvolve”.

Sobre o facto de o projeto ter surgido no interior do país, o treinador considera que “interioridade não é inferioridade” e que “no interior há qualidade, pessoas válidas e projetos exemplares. O distrito de Viseu é exemplo disso”, salientou Marcos Antunes.

A entrega do troféu Quinas de Ouro está agendada para o próximo dia 19 de março, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, numa cerimónia que contará com a presença de uma comitiva da Associação Atitudes Traquinas – “Os Afonsinhos”.

Texto: João Pereira