Antevisão 12ª jornada: Derby do Minho na luta direta pelo quinto lugar
Com muitos duelos ainda pela frente, nenhuma das equipas minhotas quer perder o comboio da corrida pela Europa.
Por: Renato Rodrigues
Gil Vicente; Famalicão; Moreirense; Braga e Vitória SC cinco equipas separadas por 9 pontos, com o mesmo objetivo! Garantir o passaporte para as competições europeias.
A primeira equipa a entrar em campo é o Vitória SC, em teoria a equipa que tem o adversário mais acessível, recebe no castelo o AFS. A equipa da cidade de berço regressou aos triunfos na jornada passada, com uma vitória forasteira no reduto do Tondela, e procura conquistar mais 3 pontos em casa contra o lanterna vermelha. Já o AVS vem de dois empates caseiros seguidos, e continua sem vencer para o campeonato, somando apenas três empates em 11 jogos.
O SC Braga desloca-se a Arouca, no domingo, para defrontar a equipa da região. Os Guerreiros do Minho vêm de um triunfo caseiro contra o Moreirense, e atravessam uma sequência de 9 jogos sempre a marcar, e apenas sofreram em 4 ocasiões. Em contrapartida, o Arouca é a primeira equipa abaixo da linha de água e atravessa uma sequência de 3 derrotas seguidas, 2 delas goleadas contra Benfica e reviravolta contra o Estoril. A pior fase da época para os Lobos.
A equipa sensação da temporada, o Gil Vicente, atual quarto colocado recebe o Tondela. Os galos de Barcelos nos últimos 10 jogos apenas perderam 2 vezes e estão há 4 jogos sem saber o sabor da derrota para o campeonato, e é preciso remontar até setembro para relembrar o último desaire para a liga frente ao Benfica. O Tondela que se prepare para enfrentar César Peixoto, treinador dos gilistas distinguido como melhor treinador do mês de outubro, e Pablo Filipe, o avançado sensação que está de pé quente, marcou 4 golos nos últimos 4 encontros valendo-lhe a distinção de melhor jogador do mês. A equipa Beirã, o Tondela ainda não se conseguiu estabilizar após à subida da primeira liga, e atravessa um péssimo momento, nos últimos cinco jogos para o campeonato apenas somou 1 ponto no empate contra o último colocado AFS.
Derby do Minho
O jogo grande da jornada não contém nenhum dos “três grandes” e joga-se em Moreira de Cónegos. Sábado, dia 29 de novembro, o Moreirense recebe os vizinhos de Famalicão para um Derby do Minho, mais que um jogo entre rivais, é uma luta direto pelo quinto lugar. A vantagem é para o Famalicão que ocupa a quinta colocação e tem mais 1 ponto que o Moreirense que é sexto.
A equipa da casa não vive um cenário positivo, visto que nos últimos 5 jogos conta com 4 derrotas, uma delas a eliminação precoce na taça de Portugal contra o Fafe, equipa do terceiro escalão.
Os famalicenses vinham de uma sequência de 6 jogos sem perder, até à última jornada onde foram travados pelo Porto. O Famalicão apresenta uma das melhores defesas do campeonato com apenas 5 golos sofridos, demonstrando não ser presa fácil para os homens de verde.
Todas as equipas procuram somar pontos para não deixar fugir o sonho pela Europa.
