IA.Com: ESEV recebe primeiro encontro académico sobre inteligência artificial e jornalismo
No dia 3 de novembro de 2025, a Escola Superior de Educação de Viseu será anfitriã do “Primeiro encontro IA.Com ESEV – Inteligência Artificial e Jornalismo: Desafios, Riscos e Oportunidades”. A iniciativa vai decorrer no auditório e tem como principal objetivo promover um espaço de reflexão crítica e debate informado sobre o impacto da Inteligência Artificial no ecossistema jornalístico contemporâneo.
Por: Mariana Lira
O encontro foi organizado no âmbito da Unidade Curricular de Inteligência Artificial Aplicada à Comunicação, lecionada aos alunos do 3º ano de Comunicação Social. O evento reúne dois investigadores especializados na intersecção dos media, tecnologia e literacia jornalística, promovendo a reflexão, conscientização e também a contribuir para o desenvolvimento académico e profissional dos futuros comunicadores.
Numa sociedade cada vez mais automatizada, marcada pelo filtro do algoritmo e pela crescente mediatização de conteúdos produzidos através da IA, o propósito desta iniciativa é compreender o papel do jornalista diante das transformações das rotinas de produção noticiosa e dos desafios éticos e profissionais associados.
Vão ser abordados temas como o uso de IA nas redações, o lugar da curadoria humana no processo informativo, as métricas de audiência e a mediação algorítmica, bem como exemplos de boas práticas e estudos de caso nacionais e internacionais.
O encontro está aberto a toda comunidade da ESEV e a sessão de abertura será às 14 horas. Além disso, o evento irá contar com as intervenções de Adriana Gonçalves, investigadora do Laboratório de Comunicação (LabCom), às 14:15 sobre os “Desafios do jornalismo na era da inteligência artificial”, e de Paulo Couraceiro, investigador do Observatório da Comunicação (OberCom), às 15:00 sobre “Estudos de caso e boas práticas” da inteligência artificial.
Às 15:45 o espaço vai estar aberto para debate e questões.

