Suspense lento: “Disclaimer” é a nova aposta da Apple TV+
“Disclaimer”, a nova série de Alfonso Cuarón, já se encontra disponível na Apple TV+ desde o passado dia 11 de outubro.
Por Margarida Fidalgo
Baseada no livro de Renée Knight, Disclaimer é uma minissérie de mistério e suspense psicológico e o elenco está recheado de estrelas premiadas com Óscares, como é o caso de Cate Blanchett, que interpreta a personagem principal: Catherine Ravenscroft. Uma jornalista documentarista cujo trabalho se baseia na revelação das transgressões de instituições há muito respeitadas, vê a sua vida aparentemente perfeita começar a desmoronar quando recebe um livro misterioso.
O primeiro episodio da série deixa logo bastantes questões no ar. Desde os primeiros minutos, Alfonso estabelece um tom sombrio e pesado, onde cada detalhe parece ter sido cuidadosamente planeado para provocar tensão e inquietação. Utiliza o ambiente envolvente como uma extensão da mente das personagens, recorrendo a planos longos, a ângulos incomuns e a cores sombrias, que acabam por realçar o isolamento e a vulnerabilidade de Catherine. No entanto, o episódio é marcado por uma lentidão que pode cansar o espectador.
A escolha de um ritmo lento e com cenas prolongadas, acaba por criar um clima melancólico e não alimentar um suspense cativante. O facto de serem intercalados flashbacks com momentos presentes, dificulta a compreensão e torna-a confusa, até mesmo cansativa.
Este estilo pode ser frustrante para alguns espectadores, que esperam um desenvolvimento mais rápido, uma vez que, no fim do primeiro episódio, o mistério permanece praticamente intocado, sem criar um “gancho” que leve o espectador a querer ver o segundo episódio. Não há nada que realmente surpreenda e que gere curiosidade.
A série está avaliada com 7,2 no IMDb e já estão disponíveis 5 dos 7 episódios na Apple TV+, com o próximo a ser disponibilizado na próxima sexta-feira.