Observatório do Alojamento Estudantil: tendência crescente no aumento dos preços em Lisboa e Porto
De acordo com o Observatório do Alojamento Estudantil, atualizado no passado mês de setembro, o preço médio por quarto a nível nacional é de 398 euros, com um total de 5563 quartos disponíveis.
Por Laura Nunes
No litoral de Portugal continental, a média dos quartos gira em torno dos 351 euros, estando Lisboa, em primeiro lugar no ranking de preços mais elevados (485 euros), seguida pela cidade do Porto (395 euros) e Faro (375 euros).
Já na região interior, constata-se uma diminuição dos preços médios dos quartos. A média do preço de um quarto do interior do país é de 221 euros. Em primeiro lugar da lista de preços mais altos está Évora (300 euros), seguida de Santarém (286 euros) e Portalegre (226 euros).
No litoral, mantêm-se a tendência do aumento dos preços, sobretudo nas grandes metrópoles. Lisboa sofreu um aumento de 4% no preço médio de um quarto desde 2021, e o Porto de 3%. Esta tendência crescente da subida dos preços dos quartos, tem gerado preocupação entre os portugueses, especialmente em relação à permanência ou mudança para as áreas urbanas.
Por outro lado, no interior do país, observa-se uma descida dos preços médios de cerca de 2,8% em comparação com os preços do litoral. Esta tendência, é também muito associada à desertificação demográfica e à dificuldade de fixar população nestas regiões.