Terra vai ter uma mini lua, mas só durante dois meses
A Terra vai ter uma mini lua que estará em órbita apenas dois meses. A mini lua é um objeto que pertence ao cinturão de Arjuna, feito de rochas espaciais que têm trajetórias semelhantes às do planeta Terra.
Por João Mota
A mini lua só vai aparecer quando o asteroide 2024 PT5 estiver ao redor da Terra, mas não será visível por telescópios amadores, devido ao seu tamanho reduzido. O 2024 PT5 mede cerca de 10 metros de comprimento, o que é bastante pequeno quando comparado ao tamanho da Lua, com cerca de 3.474 quilómetros de diâmetro.
De acordo com Carlos de la Fuente Marcos, cientista e professor da Universidade Complutense de Madrid, ao Space.com, a Terra poderá receber alguns objetos do cinturão Arjuna, a uma distância de 4,5 milhões de quilómetros e a “baixa” velocidade (cerca de 3.540 km/h).
O cientista Carlos de la Fuente Marcos refere também que os trajetos dos objetos vindos do cinturão, podem ser mais afetados pela gravidade da Terra que o habitual. “Sob estas condições, o objeto pode tornar-se uma lua temporária da Terra”.
Eventos como este, em que um corpo pequeno, adquire energia geocêntrica negativa durante semanas ou alguns meses são frequentes, ao contrário dos de longa duração que acontecem a cada 10/20 anos.
O asteroide 2024 PT5 vai estar ao redor do planeta Terra de 29 de setembro a 25 de novembro, regressando à cintura de Asteroides que lhe deu origem, podendo voltar, de acordo com os cientistas, à órbita terrestre em 2055.
