Académico de Viseu FC arrecada cinco títulos distritais no futebol de formação
O Académico de Viseu Futebol Clube conquistou, este fim de semana, três títulos distritais nos escalões jovens de Sub-12, Sub-16 e Sub-18. A estas conquistas juntam-se outros dois campeonatos distritais já alcançados nas últimas semanas, nos escalões de Sub-13 e Sub-14.
Esta é a primeira vez na história que o clube garante um número tão grande de títulos regionais numa só temporada. Este sábado, foi em Moimenta da Beira que os infantis (Sub-12) do Académico carimbaram o título regional, ao golearem o CD Leomil por 8-0. Com 33 pontos na fase de apuramento de campeão, os mesmos que o segundo classificado, os jovens Viriatos beneficiaram da vantagem na diferença de golos (58 marcados e 11 sofridos) face ao CF “Os Repesenses”.
No mesmo dia, mas a cerca de 40 quilómetros, foi em Lamego que os juniores B (Sub-18) se sagraram campeões em casa do Sporting Clube de Lamego. A necessitar de apenas um ponto, os academistas convenceram mais uma vez, vencendo por 3-0, fechando uma série de 11 vitórias e dois empates nos quais marcaram 54 golos e sofreram apenas seis. A par da conquista regional, foi dia de também festejar a subida à 2ª Divisão Nacional de Juniores, marcando mais um feito histórico no clube: ter a equipa A e B do escalão de juniores nas duas principais divisões nacionais.
Já no domingo, foi a vez dos juvenis (Sub-16) do emblema beirão também festejarem a conquista do campeonato distrital. A duas jornadas do final do calendário, os jovens Viriatos empataram a duas bolas com o Sport Viseu e Benfica, resultado que chegou para também carimbar a subida à 2ª Divisão Nacional de Sub-17. Num percurso por terminar, os juvenis do Académico registam um brilhante registo de 11 vitórias e um empate em 12 jogos, nos quais marcaram 51 golos e sofreram apenas seis.
Aos três títulos conquistados neste fim de semana, juntam-se outros dois já arrecadados no presente mês de maio. Os primeiros a festejaram foram os viseenses do escalão de iniciados (Sub-14), que fecharam com chave de ouro o título distrital e a subida à 2ª Divisão Nacional de Sub-15: goleada em casa do GD Oliveira de Frades por 7-0. Esta foi a 13ª vitória em 14 jogos, onde se registam 59 golos marcados e 13 sofridos.
Por fim, também os Sub-13 tinham festejado em casa a conquista do campeonato regional do seu escalão, ao baterem o Dínamo CE por 3-1. Também este escalão somou 13 vitórias e um empate em 14 jogos, com 55 golos marcados e apenas oito sofridos.
“Esta é já uma temporada ímpar na história do Académico de Viseu, a primeira em que o emblema mais representativo da Beira-Alta somou tantos títulos regionais de uma só vez”, afirma o clube em comunicado. Aos já alcançados, os escalões de formação do Académico de Viseu poderão ainda somar as taças distritais pelas quais lutarão nas próximas semanas.