Clube de Viseu é o local escolhido para a visita de junho do projeto “Aqui há História”

No próximo sábado, 1 de junho, Clube de Viseu abre portas a viseenses e amigos de Viseu para ser descoberto

No dia 1 de junho, sábado, o projeto “Aqui há História” regressa à Cidade-Jardim. Desta vez, o local escolhido é o Clube de Viseu.

Este edifício ganhou notoriedade como sede do Grémio de Viseu, associação resultante da união entre a Assembleia Viseense e o Club Viseense, em 1880. Entre o século XIX e a atualidade, o edifício foi palco de bailes, concertos, espetáculos teatrais e tertúlias. O seu piso inferior albergou também sede da Comissão de Iniciativa e Turismo de Viseu (1926-1936), responsável por diversas melhorias locais. O edifício atual, de linhas sóbrias, resulta da reedificação de um exemplar da arquitetura residencial setecentista, afetado por um incêndio na 2ª metade do século XIX.

O “Aqui há História” é uma iniciativa de participação livre, sem qualquer tipo de inscrição, que abre as portas do Clube de Viseu entre as 10 e as 12 horas e as 14 e as 17 horas, a todos os viseenses e amigos que o queiram conhecer, dia 1 de junho de 2024.

O projeto “Aqui há História” tem como objetivo promover locais da cidade que, geralmente, não estão abertos ao público, oferecendo à comunidade a oportunidade de descobrir curiosidades sobre os edifícios. Dar a conhecer o património que marcou a história de Viseu e fomentar o reconhecimento de locais são, igualmente, alguns dos focos.

a